5 dicas para tirar seu plano de PR do papel

Vanessa Ramalho é diretora executiva na IC 19 de outubro de 2022
IC

Estamos na reta final de 2022 e nada mais importante do que começar a avaliar a rota do ano, os resultados alcançados e iniciar um trabalho crucial em PR: o planejamento estratégico. Estudos mostram que muitos planos são abandonados já no primeiro ou segundo mês de execução. É preciso ter foco, disciplina, reuniões regulares para avaliar avanços e celebrar cada etapa concluída.

Abaixo destaco cinco dicas para guiar o processo de construção do planejamento de 2023:

1) Olhe para o passado e avalie os resultados

Aqui é o exercício do diagnóstico: retorne para o planejamento de PR da sua empresa (aquele que foi apresentado no início do ano) e faça uma análise do que funcionou e o que não avançou (entendendo os porquês). Será que faltou dimensionamento correto de equipe e recursos? O rumo do negócio mudou? Houve engajamento interno e ciclos de acompanhamento? Como o setor e a concorrência se movimentaram?

2) Cole seu plano de comunicação no plano de negócios

Se não houver sinergia, o plano perde aderência. A estratégia de negócios da empresa é a melhor bússola para desenhar seu plano de PR. Qual a meta da empresa? Qual é a área de atuação prioritária? Haverá novos investimentos, um novo setor de atuação ou geografias que deverão ser considerados? Há lançamentos previstos? Como a empresa que ser comunicar? Faça reuniões com as áreas de Negócios e apure esses pontos de forma assertiva.

3) Engajamento sempre é o melhor caminho

Após o processo de diagnóstico e escuta ativa, desenhe o plano de forma colaborativa. Faça reuniões para debater novas ideias (os famosos brainstorms), envolva os colaboradores, engaje a liderança e principalmente traga sua agência de PR para participar de todo processo (incluindo as etapas 1 e 2). Isso faz muita diferença para o sucesso de seu planejamento!

4) Construa o plano de forma abrangente e inclusiva

O primeiro passo é definir o objetivo de comunicação (onde estamos e onde queremos chegar?), traçar a narrativa central (qual a mensagem principal queremos contar no próximo ano?) e destaque os pilares que vão dar sustentação a esse discurso. Feito isso estabeleça a estratégia (“como chegar”). Evite ações isoladas e avulsas e aposte em uma comunicação multiplataforma, digital e principalmente inclusiva. Estabeleça KPIs realistas e sugira responsáveis por áreas.

5) Recalibre a rota sempre

Não tenha medo de recalibrar e adaptar o plano ao longo do ano. O que não pode é engavetar o planejamento e deixar se levar pelas urgências do dia a dia que muitas vezes não são importantes quando olhamos o todo. O mundo dos negócios é dinâmico, e os planejamentos devem ser flexíveis. Porém, não perca a essência do que foi definido. Faça reuniões mensais para acompanhar o avanço do processo e celebre os avanços com as equipes.

E antes de começar o planejamento de 2023 lembre-se que ainda temos dois meses para fechar as metas traçadas para este ano. Escolha as atividades prioritárias e feche esse ciclo antes de iniciar o novo processo. E por fim: não deixe de fazer o seu planejamento pessoal! Isso pode mudar o rumo da sua vida e de sua carreira para melhor.

Desejamos sucesso no Planejamento 2023! E conte sempre com o nosso time da IC.

O que procura?