Desafio
Gerar awareness sobre enxaqueca ao mesmo tempo em que destacamos a imagem institucional da TEVA e seu papel no combate à doença
Contexto
A Teva Brasil, uma das maiores farmacêuticas do mundo e atualmente a maior fabricante de medicamentos genéricos, chegou em janeiro na Imagem Corporativa. Apesar de globalmente conhecida, a empresa não tinha histórico de resultados e aparições no Brasil, nem em grandes veículos, nem nos portais especializados. Além do trabalho de dia a dia para tornar a empresa reconhecida junto aos diversos stakeholders, recebemos o desafio de organizar a primeira campanha de comunicação focada em awareness de enxaqueca – doença com elevada prevalência, mas baixo nível de entendimento no País – aproveitando o mote do Maio Bordô ao mesmo tempo em que destacamos a imagem institucional da farmacêutica e seu papel no combate à doença com atitudes diferenciadas para os colaboradores e medicamento patenteado: o Ajovy.
Cabe ressaltar que, por questões de regulamentação, não é permitido fazer divulgação de medicamentos de uso controlado no Brasil, o que amplia o nível de criatividade requirido para o sucesso da iniciativa
Estratégia
Para maximizar a eficiência das ações da Teva Brasil e garantir uma comunicação de alto impacto, capaz de gerar engajamento e influência, a Imagem Corporativa realizou reuniões de alinhamento, Brainstorm e propostas de parceria com influenciadores e entidades.
O trabalho incluiu
- Desenvolvimento de identidade visual específica
- Produção de pautas
- Levantamento de histórias de pacientes
- Mapeamento e contratação de influenciadores para colab
- Produção e envio de kits para KOLs
- Criação de grade de conteúdo específica para redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook)
- Proposta específica de impulsionamento, com foco em alcance (awareness)
Ações
Criação de Identidade Visual: além do emprego da cor bordô para conversar com o mês tema da conscientização sobre a enxaqueca, adotamos pontos de luz brilhantes em alusão a aure, um dos principais sintomas da doença que gera alterações na percepção visual.
Mote: Enxaqueca não é só uma dor de cabeça
Assinatura: Você não está sozinho
Produção e venda de pautas
Produzimos 3 abordagens diferentes para ampliar o conhecimento dos brasileiros sobre a enxaqueca e linkar a Teva tanto ao tratamento quanto às melhores práticas para lidar com a doença, trabalhando awareness e marca empregadora ao mesmo tempo. Além disso, utilizamos recursos como disparadores e rádio release para maximizar o alcance além das “vendas” orgânicas.
- A enxaqueca no Brasil
Pauta focada em histórias de pacientes para ilustrar aspectos gerais da doença e contextualizar sua prevalência no Brasil. - 1ª Empresa Amiga da Pessoa com Enxaqueca
A Teva foi reconhecida pela Associação Brasileira de Cefaleia em Salvas e Enxaqueca (Abraces) como a 1ª Empresa Amiga da Pessoa com Enxaqueca pelas adaptações feitas no ambiente de trabalho para facilitar a vida dos colaboradores com a doença. - Mitos e verdades
Convidamos o Dr. Mario Peres, um dos maiores especialistas na doença, para esclarecer 12 mitos e verdades sobre a enxaqueca.
Colab com influenciadores
Conteúdo pago para influenciadores produzirem vídeos retratando situações do dia a dia no ambiente corporativo, exemplificando como as pessoas com enxaqueca enfrentam uma série de dificuldades e até estigmas.
Mote foi mostrar que “Enxaqueca não é apenas uma dorzinha de cabeça”
Trabalho foi focado no Instagram pelo potencial de alcance e replicação de conteúdo da rede.
Influenciadores escolhidos
Lá na firma, aborda a realidade do universo corporativo de modo descontraído.
226 mil seguidores
Festa da Firma, posta memes sobre a cultura do trabalho. Os criadores da página prezam pelo anonimato e esse é um dos mistérios que engajam a conta.
1,3 milhões seguidores
Produção e envio de kits
Para atingir diretamente alguns Key Opinion Leaders (Kols), como influenciadores e jornalistas, além de diretores de associações de pacientes e outras entidades, produzimos e enviamos 50 kits com a identidade visual da campanha e carta explicando a necessidade de se falar do assunto no país, desmistificando-o.
Atividades em redes sociais
Facebook e Instagram
- Frequência: 2 posts semanais e sequência de stories.
- Público: população leiga (geral), pacientes, familiares e associações.
- Colab: no Instagram, parte dos posts foram feitos em parceria com Abraces para o lançamento de ebook e divulgação de live sobre enxaqueca.
- Depoimento de pacientes: publicamos 3 depoimentos de pacientes (2 em vídeo e 1 em áudio + carrossel).
- Frequência: 1 post semanal e 1 artigo.
- Público: médicos (neurologistas, ginecologistas e psiquiatras), colaboradores da Teva e profissionais de RH.
- Foco do artigo: conteúdo assinado pelo presidente da Teva Brasil e publicado em perfil próprio marcando a página institucional.
Resultados
- PR
470 Resultados
470 Provocados
14 Tier 1
- Digital
Instagram
+ 725 novos seguidores
1,7 milhão impressões
6,5 mil engajamentos
- Facebook
+1,9 mil novos seguidores
1,2 milhão impressões
11,2 mil engajamentos
- LinkedIn (100% orgânico)
+10,1 mil impressões
506 engajamentos
5% média da taxa de engajamento
Resultados das pautas:
Foram conquistados 470 resultados, todos provocados, sendo 265 a partir de rádio release com penetração em todos os estados brasileiros.
Principais veículos alcançados: Valor Econômico; ESTADÃO; O Globo; Correio; JP; IG; O Povo; Terra.
Resultados com influenciadores:
Conteúdo: Um reels e três stories.
Reels: 881.000 visualizações; 22.200 curtidas; 943 comentários; 18.700 compartilhamentos
Alcance dos Stories: 6.412 contas; 6.143 contas; 6.039 contas
Conteúdo: Três reels e três combos de stories.
Reels 1: 28.200 visualizações; 1.465 curtidas; 72 comentários; 58 compartilhamentos
Reels 2: 31.700 visualizações; 830 curtidas; 64 comentários; 7 compartilhamentos
Reels 3: 28.800 visualizações; 834 curtidas; 25 comentários; 17 compartilhamentos
Alcance dos Stories: 3.618 contas; 1.400 contas; 2.291 contas
Resultados orgânico do envio de kits
Entre os influenciadores que receberam o kit, cinco publicaram stories de forma organica, comentando sobre o “recebido” e a importância de se falar da doença.
Principal resultado no LinkedIn
Assunto: Enxaqueca Crônica x Episódica
- Números
Impressões: 502
Curtidas: 13
Comentários: 1
Compartilhamentos: 3
Cliques: 76
Taxa de engajamento: 18,53%
Principais resultados no Instagram
Post orgânico: Relato da paciente Natasha
- Números
Impressões: 487
Curtidas: 51
Comentários: 2
Compartilhamentos: 2
Salvos: 2
Taxa de engajamento: 11,7%
Post impulsionado: Enxaqueca Crônica x Episódica
- Números
Impressões: 731.900
Curtidas: 184
Comentários: 11
Compartilhamentos: 37
Salvos: 44
Taxa de engajamento: 0,04%
Principais resultados no Facebook
Post orgânico: Relato da paciente Marina
- Números
Impressões: 150
Curtidas: 8
Comentários: 1
Compartilhamentos: 4
Taxa de engajamento: 6%
Post impulsionado: Maio Bordô
- Números
Impressões: 715.600
Curtidas: 112
Comentários: 25
Compartilhamentos: 12
Taxa de engajamento: 0,02%
- Overview de mídia paga
+ 2 milhões de contas alcançadas
+ 44,9 mil ThruPlays
+ 14,3 mil engajamentos
+ 1,9 mil curtidas na página (facebook)
+ 10,9 mil visitas ao perfil (instagram)