A importância da estratégia de comunicação always on no varejo

Luciane Sarabando é diretora de contas na IC 30 de maio de 2023
IC

Estamos vivendo em um mundo onde os clientes querem e esperam receber das marcas cada vez mais serviços personalizados, que aproximem do seu público. Além disso, nos últimos anos as marcas passaram a ficar ainda mais digital, mas sem perder a atuação no físico. Consumidores cada vez mais exigentes. Bom, tudo isso já sabemos, mas como levar isso em uma estratégia always on, trabalhando a comunicação de maneira consistente, ao logo do ano?

E quando pensamos no varejo isso se torna ainda mais relevante. Em um setor tão dinâmico e ágil, buscar ações frequentes, se torna ainda mais importante e desafiador. Por isso, precisamos sempre acompanhar tendências, as novidades da área, encontrar alternativas para tornar a comunicação cada vez mais estratégica e alinhada ao negócio, pensando nos diversos públicos que queremos atingir e que precisamos aproximar a marca de seu consumidor.

Mas como trabalhar a comunicação setores tão dinâmicos como o varejo? Repertório! Isso mesmo, ter repertório! Ter repertório é conhecer o ambiente em que a marca está inserida, o setor como um todo, o cenário econômico, antecipar tendências e identificar oportunidades. Desde acompanhar datas importantes e temas que impactam o cliente, como acompanhar assuntos relevantes e bastante discutido no momento. Um exemplo disso é o trabalho com os influenciadores digitais. Acompanhar o que está acontecendo no momento, a trend nova, o influencer que está bombando no TikTok, ou uma data importante devem estar sempre no radar dos profissionais de comunicação.

Trabalhar as efemérides acabam sendo sempre muito desafiadoras de como se diferenciar, trazer aquela novidade e falar aquilo que ainda não falaram. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal etc são datas que muitas vezes precisamos trabalhar, mas temos outras datas que podem ser importantes e em que podemos sair do “mais do mesmo”. E pode estar aí o diferencial de uma divulgação, por exemplo.

Além desses assuntos mais “atuais”, o trabalho always on deve fazer parte da estratégia de PR. Planejar ações mês a mês, em frentes importantes e estratégicas para a marca e que aproximem do cliente e de outros públicos de interesse. Perguntas que devemos fazer sempre: onde estamos? Onde o cliente da marca está? Qual o público que queremos atingir? Assim podemos pensar em ações no ano que estão bem ligadas ao objetivo de negócio e ao propósito da marca.

É isso, trabalhar as efemérides e ações always on estão juntas de mãos dadas na estratégia de PR.

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