Americanas S.A. oferecerá letramento racial para 100% da companhia

Vida de Empresa - Cenários 27 de julho de 2022
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A Americanas S.A. avança em seu compromisso antirracista e anunciou a parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) – organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A empresa que faz parte do MOVER (Movimento pela Equidade Racial), faz a ação com o objetivo de oferecer letramento racial a 100% dos mais de 40 mil colaboradores e colaboradoras da companhia por meio de parceria com o ID_BR, em um projeto especialmente voltado para os desafios de uma grande companhia do varejo. 

Segundo informações da companhia, o curso fará parte do onboarding de novos profissionais e também contemplará a alta liderança da companhia, incluindo o C-Level, a operação de lojas e centros de distribuição, e todas as áreas administrativas. A iniciativa está em linha com o pilar social da estratégia ESG (sigla em inglês para ambiental, social e de governança) da Americanas S.A. e se soma a outras ações para a promoção da diversidade e da equidade racial.

Ao ingressar na formação de letramento, a Americanas S.A. adere à primeira etapa do Selo Sim à Igualdade Racial, chamada Compromisso. Nela, as empresas reforçam o compromisso de empresas e organizações com a equidade racial. O primeiro curso aplicado será o “ABC da Raça”, com foco em uma abordagem didática sobre raça, racismo, etnia, cultura preta e também sobre a importância do respeito à diversidade e de iniciativas e ações antirracistas no mercado de trabalho e no dia a dia. Ensinamentos que ocorrerão em diversas turmas, que contarão com a participação de membros da diretoria, reforçando a intenção de fortalecer a cultura antirracista em todas as esferas da companhia. A trilha engloba ainda a criação de novos grupos de afinidade, cartilhas e treinamentos com foco em áreas específicas, como Comunicação e Marketing, entre outras.

“O início do letramento dos nossos associados e associadas é um marco na nossa trajetória ESG e um passo importante em direção à companhia e à sociedade que queremos ver no futuro. Temos o comprometimento de contribuir com a formação de uma cultura antirracista em todas as esferas do negócio, do corporativo à operação, e combater as desigualdades estruturais e institucionais diretas e indiretas em nossa sociedade”, explica Milena de Andrade, diretora de Gente e Gestão da Americanas S.A.

O processo de letramento também irá auxiliar na realização de um estudo para identificação da realidade racial da companhia e, posteriormente, na criação de metas afirmativas atreladas à temática. “Queremos que todos se entendam em seus lugares e identidades, e assumam para si e no coletivo a responsabilidade da criação de uma sociedade menos desigual”, acrescenta Milena.

“Quando uma empresa como a Americanas S.A se levanta pela igualdade racial, todos se levantam junto com ela. O papel do ID_BR tem sido apoiar as organizações a se erguerem de forma mais afirmativa e proativa em prol da diversidade e inclusão. A Americanas diz Sim à Igualdade Racial, e o instituto vai seguir junto apoiando nesta jornada, que certamente influenciará outras tantas empresas”, diz Luana Génot, fundadora e diretora executiva do ID_BR.

A Americanas S.A. está comprometida em tornar o ambiente corporativo cada vez mais inclusivo e diverso. A companhia participa do Movimento Pela Equidade Racial (MOVER), coalizão de empresas e instituições que tem como um de seus objetivos criar 10 mil posições para negros em cargos de liderança até 2030, e fomenta entre seus colaboradores a adesão ao Wakanda, grupo de afinidades criado pela comunidade negra da companhia com o propósito de ser uma ferramenta efetiva para a população negra e aliados no mundo corporativo.

A Americanas também é uma das integrantes do Um Milhão de Oportunidade (1MiO) — iniciativa liderada pelo UNICEF e que tem como meta gerar um milhão de oportunidades de acesso à educação de qualidade, inclusão digital, formação profissional e vagas de emprego para jovens em situação de vulnerabilidade. Ao todo, a companhia já contratou mais de sete mil jovens em situação de vulnerabilidade pelo projeto. Para acelerar nesta agenda de diversidade, a Americanas S.A. prevê também formar e contratar mulheres em funções ligadas à tecnologia e liderança na área.

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