*Por Luciana Coen
Hoje vim falar sobre algo no qual acredito muito no ambiente corporativo: a comunicação com afeto. As empresas que conquistam um ambiente seguro e, diga-se de passagem, muito mais produtivo, em algum momento lançaram mão de carinho (sim!) e cuidados com seus funcionários em sua comunicação interna. Veja, a comunicação interna não dá o tom do ambiente organizacional por si só, ela alavanca o que a cultura e, essencialmente, a liderança fomentam. Carinho, afeto e a segurança de que emoções fazem parte do mundo corporativo provaram ser a única forma de atrair e reter os melhores talentos e de manter os negócios no meio desta pandemia.
Há cinco itens que acho fundamentais para se criar uma boa campanha interna. O primeiro deles é a co-criação. Entenda, por favor: chega de discutir a comunicação interna entre comunicadores (área de marketing, comunicação e agências). É preciso trazer os funcionários para esta conversa. As campanhas internas precisam ser co-criadas e isto dá trabalho, requer relações de confiança e tira os colegas da área de conforto. Tudo isso, por si só, já é maravilhoso para todos.
O segundo item é básico e essencial: ter conteúdo de qualidade, um mix daquilo que é básico, como comunicados de RH e avisos organizacionais, com campanhas que tracionam a criação e manutenção daquela cultura específica. Temas como sustentabilidade, lançamentos de linhas novas e portanto novas estratégias de negócios, voluntariado e outros. Isto depende de cada empresa.
O terceiro ponto é tão essencial para mim quanto beber água: conceito visual sofisticado. Inegociável.
O quarto ponto é: esta comunicação precisa ser de mão dupla. Portanto, crie eventos virtuais em que as pessoas possam estar juntas e debater temas, se conhecer, observar outros pontos de vista, se divertir! Assim que possível, e com toda a segurança possível, crie eventos físicos, junte as pessoas para cozinhar, beber café. Eu conheço uma empresa da área de construção civil que juntou pessoas para fazer cimento e outros materiais usados em construções! Não é sensacional?
E o quinto ponto, que é uma reflexão que trago aqui para comunicadores e comunicadoras: o quanto de afeto, carinho e amor você coloca no trabalho interno? Isto passa por uma autorreflexão, que pode ser tão dura quanto entender se você está no lugar certo, na empresa certa. Avalie a sua relação com a alta gestão, com seus pares, com seus funcionários e observe se tem afeto nestas relações. Se tiver afeto nestas relações: deixe transbordar para o trabalho! É mentira que o mundo corporativo é duro e racional! Não caia nesta balela. O mundo corporativo é feito de pessoas. E pessoas são emoção. Então, se jogue e crie suas campanhas com amor! Você vai ver como vai dar certo e será um sucesso!
* Luciana Coen, Diretora de comunicação integrada e responsabilidade social corporativa da SAP Brasil