Overview
Como as ferramentas mais modernas de gestão hoje são baseadas na nuvem, um grande número de empresas brasileiras precisa realizar a migração de seus sistemas, o que cria ótimas oportunidades de negócios para a SAP.
A SAP queria comunicar ao mercado, por meio do LinkedIn, as empresas que estavam confiando na tecnologia da companhia para migrarem suas operações para a nuvem. Mais do que simplesmente comunicar os benefícios do modelo de nuvem frente ao tradicional, era importante criar uma estratégia de celebração junto aos novos clientes, visando movimentar o mercado em direção ao novo modelo.
A Imagem Corporativa criou então a ação “Céu de Brigadeiro”, que funciona como ação de relacionamento com novos clientes, fonte de conteúdo para o LinkedIn e ferramenta de apoio aos times de vendas e pós-vendas.
Novos clientes que fecham projetos de nuvem com a SAP são elegíveis para a ativação, e recebem uma caixa de brigadeiros gourmet personalizados com granulados azuis, remetendo à cor da SAP e ao céu azul no quais essas empresas rodarão seus negócios.
Os Brigadeiros gourmet da campanha são produzidos com a receita clássica, com sabor do Brasil: leite condensado, chocolate e manteiga. As embalagens são feitas de material reciclado e são 100% livres de plástico, reforçando o compromisso da SAP com sustentabilidade.
Objetivo
- Estreitar o relacionamento das lideranças e dos executivos de venda da SAP com novos clientes, abrindo oportunidade para negócios futuros.
- Comunicar os grandes contratos e implementações de soluções da SAP nas maiores empresas no Brasil, por meio do LinkedIn.
- Criar conteúdo de alto engajamento para as lideranças da SAP compartilharem em seus perfis pessoais no LinkedIn.
Estratégia
- Criar um brinde de baixo valor financeiro, mas que conversa com os negócios da SAP e seu compromisso com o Brasil – o brigadeiro, mais tradicional doce da culinária tipicamente brasileira, representa a brasilidade e o clima de celebração, mas também conversa com a expressão “céu de brigadeiro”, que indica uma viagem tranquila, livre de turbulências.
- Realizar ações surpresa com novos clientes para celebrar a nova parceria e presenteá-los com os brigadeiros personalizados da SAP, reforçando laços entre os executivos da SAP e seus clientes. Todas as celebrações são registradas com fotos.
- Transformar as celebrações em conteúdo para os executivos da SAP e seus parceiros de negócios, criando conteúdo com a linguagem da campanha para os executivos postarem em seus perfis pessoais no LinkedIn, sempre com a hashtag #céudebrigadeirosap.
- Engajar o time de vendas da SAP na ação usando recursos de comunicação interna, como por exemplo, reconhecer os executivos que mais presentearam novos clientes a cada trimestre.
- Engajar os clientes que recebiam os brigadeiros para que eles também curtissem, compartilhassem ou até mesmo escrevessem seus próprios posts sobre os brigadeiros da SAP.
Resultados (2023)
Além de ótimos números de engajamento com o conteúdo no LinkedIn, a ação também trouxe resultados no engajamento dos colaboradores e parceiros da SAP, que se tornaram embaixadores da marca e da campanha.
“Céu de Brigadeiro” foi reconhecido dentro da estrutura global de marketing da SAP como um exemplo de boas práticas de relacionamento com clientes, geração de conteúdo de alto nível e criatividade.
- 93 ativações
- 62 posts
- + 8,3 mil curtidas
- + 170 compartilhamentos
- + 250 comentários
- + 8 mil engajamentos