Cliente Teva Brasil: Enxaqueca não é só uma dor de cabeça

IC

Desafio

Gerar awareness sobre enxaqueca ao mesmo tempo em que destacamos a imagem institucional da TEVA e seu papel no combate à doença

Contexto

A Teva Brasil, uma das maiores farmacêuticas do mundo e atualmente a maior fabricante de medicamentos genéricos, chegou em janeiro na Imagem Corporativa. Apesar de globalmente conhecida, a empresa não tinha histórico de resultados e aparições no Brasil, nem em grandes veículos, nem nos portais especializados. Além do trabalho de dia a dia para tornar a empresa reconhecida junto aos diversos stakeholders, recebemos o desafio de organizar a primeira campanha de comunicação focada em awareness de enxaqueca – doença com elevada prevalência, mas baixo nível de entendimento no País – aproveitando o mote do Maio Bordô ao mesmo tempo em que destacamos a imagem institucional da farmacêutica e seu papel no combate à doença com atitudes diferenciadas para os colaboradores e medicamento patenteado: o Ajovy.

Cabe ressaltar que, por questões de regulamentação, não é permitido fazer divulgação de medicamentos de uso controlado no Brasil, o que amplia o nível de criatividade requirido para o sucesso da iniciativa

Estratégia

Para maximizar a eficiência das ações da Teva Brasil e garantir uma comunicação de alto impacto, capaz de gerar engajamento e influência, a Imagem Corporativa realizou reuniões de alinhamento, Brainstorm e propostas de parceria com influenciadores e entidades.

O trabalho incluiu

  • Desenvolvimento de identidade visual específica
  • Produção de pautas
  • Levantamento de histórias de pacientes
  • Mapeamento e contratação de influenciadores para colab
  • Produção e envio de kits para KOLs
  • Criação de grade de conteúdo específica para redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook)
  • Proposta específica de impulsionamento, com foco em alcance (awareness)

Ações

Criação de Identidade Visual: além do emprego da cor bordô para conversar com o mês tema da conscientização sobre a enxaqueca, adotamos pontos de luz brilhantes em alusão a aure, um dos principais sintomas da doença que gera alterações na percepção visual.

Mote: Enxaqueca não é só uma dor de cabeça
Assinatura: Você não está sozinho

Produção e venda de pautas
Produzimos 3 abordagens diferentes para ampliar o conhecimento dos brasileiros sobre a enxaqueca e linkar a Teva tanto ao tratamento quanto às melhores práticas para lidar com a doença, trabalhando awareness e marca empregadora ao mesmo tempo. Além disso, utilizamos recursos como disparadores e rádio release para maximizar o alcance além das “vendas” orgânicas.

  1. A enxaqueca no Brasil
    Pauta focada em histórias de pacientes para ilustrar aspectos gerais da doença e contextualizar sua prevalência no Brasil.
  2. 1ª Empresa Amiga da Pessoa com Enxaqueca
    A Teva foi reconhecida pela Associação Brasileira de Cefaleia em Salvas e Enxaqueca (Abraces) como a 1ª Empresa Amiga da Pessoa com Enxaqueca pelas adaptações feitas no ambiente de trabalho para facilitar a vida dos colaboradores com a doença.
  3. Mitos e verdades
    Convidamos o Dr. Mario Peres, um dos maiores especialistas na doença, para esclarecer 12 mitos e verdades sobre a enxaqueca.

Colab com influenciadores
Conteúdo pago para influenciadores produzirem vídeos retratando situações do dia a dia no ambiente corporativo, exemplificando como as pessoas com enxaqueca enfrentam uma série de dificuldades e até estigmas.

Mote foi mostrar que “Enxaqueca não é apenas uma dorzinha de cabeça”

Trabalho foi focado no Instagram pelo potencial de alcance e replicação de conteúdo da rede.

Influenciadores escolhidos


Lá na firma, aborda a realidade do universo corporativo de modo descontraído.
226 mil seguidores

Festa da Firma, posta memes sobre a cultura do trabalho. Os criadores da página prezam pelo anonimato e esse é um dos mistérios que engajam a conta.
1,3 milhões seguidores

Produção e envio de kits
Para atingir diretamente alguns Key Opinion Leaders (Kols), como influenciadores e jornalistas, além de diretores de associações de pacientes e outras entidades, produzimos e enviamos 50 kits com a identidade visual da campanha e carta explicando a necessidade de se falar do assunto no país, desmistificando-o.

Atividades em redes sociais
Facebook e Instagram

  • Frequência: 2 posts semanais e sequência de stories.
  • Público: população leiga (geral), pacientes, familiares e associações.
  • Colab: no Instagram, parte dos posts foram feitos em parceria com Abraces para o lançamento de ebook e divulgação de live sobre enxaqueca.
  • Depoimento de pacientes: publicamos 3 depoimentos de pacientes (2 em vídeo e 1 em áudio + carrossel).

LinkedIn

  • Frequência: 1 post semanal e 1 artigo.
  • Público: médicos (neurologistas, ginecologistas e psiquiatras), colaboradores da Teva e profissionais de RH.
  • Foco do artigo: conteúdo assinado pelo presidente da Teva Brasil e publicado em perfil próprio marcando a página institucional.

Resultados

  • PR
    470 Resultados
    470 Provocados
    14 Tier 1

 

  • Digital
    Instagram
    + 725 novos seguidores
    1,7 milhão impressões
    6,5 mil engajamentos

 

  • Facebook
    +1,9 mil novos seguidores
    1,2 milhão impressões
    11,2 mil engajamentos

 

  • LinkedIn (100% orgânico)
    +10,1 mil impressões
    506 engajamentos
    5% média da taxa de engajamento

 

Resultados das pautas:
Foram conquistados 470 resultados, todos provocados, sendo 265 a partir de rádio release com penetração em todos os estados brasileiros.

Principais veículos alcançados: Valor Econômico; ESTADÃO; O Globo; Correio; JP; IG; O Povo; Terra.

 

Resultados com influenciadores:

Festa da Firma

Conteúdo: Um reels e três stories.

Reels: 881.000 visualizações; 22.200 curtidas; 943 comentários; 18.700 compartilhamentos

Alcance dos Stories: 6.412 contas; 6.143 contas; 6.039 contas

 

Lá na Firma

Conteúdo: Três reels e três combos de stories.

Reels 1: 28.200 visualizações; 1.465 curtidas; 72 comentários; 58 compartilhamentos

Reels 2​​: 31.700 visualizações; 830 curtidas; 64 comentários; 7 compartilhamentos

Reels 3​​: 28.800 visualizações; 834 curtidas; 25 comentários; 17 compartilhamentos

Alcance dos Stories: 3.618 contas; 1.400 contas; 2.291 contas

 

Resultados orgânico do envio de kits
Entre os influenciadores que receberam o kit, cinco publicaram stories de forma organica, comentando sobre o “recebido” e a importância de se falar da doença.

 

Principal resultado no LinkedIn
Assunto: Enxaqueca Crônica x Episódica

  • Números
    Impressões: 502
    Curtidas: 13
    Comentários: 1
    Compartilhamentos: 3
    Cliques: 76
    Taxa de engajamento: 18,53%

 

Principais resultados no Instagram
Post orgânico: Relato da paciente Natasha

  • Números
    Impressões: 487
    Curtidas: 51
    Comentários: 2
    Compartilhamentos: 2
    Salvos: 2
    Taxa de engajamento: 11,7%

 

Post impulsionado: Enxaqueca Crônica x Episódica

  • Números
    Impressões: 731.900
    Curtidas: 184
    Comentários: 11
    Compartilhamentos: 37
    Salvos: 44
    Taxa de engajamento: 0,04%

 

Principais resultados no Facebook
Post orgânico: Relato da paciente Marina

  • Números
    Impressões: 150
    Curtidas: 8
    Comentários: 1
    Compartilhamentos: 4
    Taxa de engajamento: 6%

 

Post impulsionado: Maio Bordô

  • Números
    Impressões: 715.600
    Curtidas: 112
    Comentários: 25
    Compartilhamentos: 12
    Taxa de engajamento: 0,02%

  • Overview de mídia paga
    + 2 milhões de contas alcançadas
    + 44,9 mil ThruPlays
    + 14,3 mil engajamentos
    + 1,9 mil curtidas na página (facebook)
    + 10,9 mil visitas ao perfil (instagram)
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