Contexto
#SalveJegue – O Brasil está matando os jumentos:
O Brasil é um dos muitos países visados por comerciantes de peles de jumento, ávidos por ganhar dinheiro rápido fornecendo insumo à crescente indústria chinesa de “ejiao”, um preparo da medicina chinesa tradicional sem comprovação científica. A matança desenfreada da espécie para a extração da pele já trouxe consequências terríveis: a população de animais caiu de cerca de 1 milhão em 2011 para menos de 300 mil atualmente. Em 2021, o MAPA apresentou dados com mais de 90 mil animais.
No país, jumentos e mulas ocupam um lugar único na história e na cultura. A espécie foi por milhões de pessoas para transportar bens, materiais de construção, mão de obra, alimentos e água. Ainda dá contribuição valiosa para algumas economias locais, particularmente no Nordeste, abrigando 90% do rebanho do Brasil. Em homenagem a centralidade para o avanço do país, artistas brasileiros já reconheceram e celebraram a espécie.
Objetivos
- Gerar conhecimento na população em geral sobre o volume alarmante de abates sendo realizados (awareness);
- Valorizar o papel dos jumentos como patrimônio histórico, cultural e ambiental do Brasil;
- Materializar os riscos reais de extinção do jumento brasileiro;
- Pressionar tomadores de decisão em âmbito nacional e regional para a aprovação de leis proibindo o abate de jumentos (advocacy);
Estratégia
Criação de campanha com comunicação 360°. Onde abarcou ações de owned, earned e paid media, todas direcionando a audiência para um call to action:
- Preparação de um hotsite para ancorar todas as nossas atividades e servir como hub de disseminação de informações;
- Kick-off com uma entrevista exclusiva para a Agência Estado;
- Realização de entrevista da Dra. Patrícia Tatemoto, PhD, para a Rádio Nacional;
- Criação de artigo assinado pela Dra. Patrícia elencando os riscos ambientais e de biossegurança do abate desenfreado de jumentos no Correio Braziliense;
- Extensão com o apoio de congressistas favoráveis ao projeto, o Congresso Nacional foi iluminado de laranja no dia 20 de julho;
- Veiculação de reportagem-denúncia no Domingo Espetacular da Rede Record.
Resultados
- 98 artigos publicados;
- 08 entrevistas;
- 93 contatos;
- 15 posts orgânicos;
- 2629 menções orgânicas à hashtag #salvejegue;
- + de 1k com intervenções nos perfis da TDS;
- 56.5M de impressões;
- 1.7M de cliques.