Cliente Merck: Campanha um recorde pela saúde

IC

Um Recorde pela Saúde  – Campanha de  Conscientização no Mês do Dia Mundial do Diabetes

Como criar relevância para o Diabetes, uma doença tão conhecida, em um cenário de preocupação e incertezas a respeito da Covid-19? Com o avanço do Diabetes como uma preocupação mundial que, no Brasil, atinge cerca de 13 milhões de indivíduos1, a Merck, líder em ciência e tecnologia, desafiou a Imagem Corporativa a aumentar a conscientização sobre o pré-diabetes. E a alertar a população acerca da importância em manter em dia os cuidados com a saúde, especialmente após a pandemia.

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países com o maior número de casos de Diabetes no mundo. Atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos1. Quando falamos em América Latina, o número ultrapassa os 31 milhões de pessoas diagnosticadas com o diabetes tipo 2. 3

Dados da Federação Internacional do Diabetes (IDF) apontam que, até 2045, haverá um aumento de 62% de casos na região – alcançando a marca de 42 milhões de pessoas acometidas pela doença.

“Após longos meses em casa, muitos mudaram os hábitos, mas nem todos necessariamente para melhor. Dessa forma, mais do que nunca, se faz necessário um alerta geral a respeito da importância de voltarmos aos cuidados de rotina, check-ups e tudo aquilo que sabemos que pode prevenir doenças, como o pré-diabetes”, explica Dr. Augusto Grinspan, médico e vice-presidente médico da Merck para América Latina, onde 10 países foram atingidos pela campanha.

Estratégia

Para cumprir o objetivo de conscientizar o maior número de pessoas na América Latina, as equipes Merck e a Imagem Corporativa criaram o movimento #umrecordepelasaude. Uma campanha 100% digital colaborativa e engajadora, ancorada por um teste com a finalidade de identificar o risco alto ou baixo de desenvolver pré-diabetes de forma online e gratuita e, assim, alertar a população para prevenção e cuidados com a doença.

O desafio foi proposto para o comitê do GUINNESS WORD RECORDS™ que auditou e validou toda campanha, além de definir a meta para ser configurada como recorde: atingir 10 mil pessoas em apenas uma semana.

Divulgada na América Latina, contemplando Brasil, América Central (Panamá, Guatemala, Costa Rica, Honduras, El Salvador, República Dominicana, Nicarágua e EL Salvador), Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, a campanha  “Um Recorde pela Saúde”, www.umrecordepelasaude.com  mobilizou as redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin, entre os dias 25 de outubro a 1º de novembro de 2021, e disseminou informações sobre os cuidados e a patologia a diferentes audiências, aumentando o número de testes e, o mais importante, a conscientização da condição.

Com linguagem essencialmente digital e próxima, uma identidade própria da Merck, utilizando ilustrações, animações e conteúdo direto, e que incentivava as pessoas a realizarem o teste e engajarem na busca pelo recorde www.umrecordepelasaude.com, a campanha no Brasil ganhou rápida adesão, com posts impulsionados e direcionados aos públicos-alvo. A mesma estratégia foi replicada em todos os países participantes, com adaptações em português, espanhol e inglês, utilizando as hashtags: #merckbrasil #diabetes #umrecordepelasaude #ParaTodosVerem #GWR #GuinnessWorldRecords.

Perfis

Parte da estratégia de divulgação que fez o Brasil ser o número um em engajamento foi ter a participação de influenciadores. Com conteúdo autêntico e criativo convocaram seus seguidores para adesão. Os perfis:  @mister.emerson, ator, comediante e tiktoker com 715 mil seguidores; @tpmjuferraz, confeiteira e apresentadora do programa Nhac, no canal GNT, com 390 mil seguidores e @aryfontoura, ator e um fenômeno das redes sociais com 89 anos, revelado no período de pandemia, com mais de 3M seguidores e eleito o terceiro maior influenciador do Brasil – os três perfis foram peças fundamentais para o sucesso da campanha no Brasil.

Em 2022, com a criação da assinatura No Movimento do Recorde, a influenciadora @mairamedeiros_, que foi diagnosticada com pré-diabetes e, após ignorar o diagnóstico, teve o quadro evoluído para o diabetes, passou a ser embaixadora da causa e convidou seus seguidores em posts e stories a realizarem o teste. A divulgação contínua nas redes sociais da Merck também potencializou o número de testes realizados, com posts que chegaram a 241 mil pessoas. Somente em 2022, foram realizados mais de 25 mil testes na plataforma online, além dos 47 mil que trouxeram o título do Guinness para a empresa.

Resultados

O encerramento das ações realizadas durante um mês de conscientização do diabetes contou também com a divulgação da pesquisa global sobre o tema, encomendada pela Merck, com recorte da doença no Brasil. A pesquisa foi publicada no UOL, um dos maiores portais de notícia do país. E, ainda, a publicação do reels do vídeo do influenciador @aryfontoura agradecendo a participação da campanha, conquista GUINNESS WORD RECORDS™ e reforçando a importância de cuidar na saúde.

Por fim, a Merck foi reconhecida pela primeira vez pelo GUINNESS WORLD RECORDS™ por conquistar o recorde de maior quantidade de testes online do pré-diabetes/diabetes realizados como parte de campanha de conscientização na América Latina, com 47 mil pessoas que completaram o teste online, um número quatro vezes mais que a meta estabelecida. E, cerca de 18% dos testes realizados, em toda a América Latina, tiveram como resultado risco alto e muito alto para a condição.

  • 47 mil pessoas realizaram o teste online pré-diabetes
  • 523.854 pessoas alcançadas pelas redes sociais da Merck e influenciadores
  • 38 matérias na imprensa online, com 4,2M de impressões

“Mais do que a conquista de um recorde da Merck, todos esses testes representam um total de mais de 47 mil pessoas que dedicaram alguns minutos para avaliar suas condições de saúde e seu risco potencial de desenvolver pré-diabetes/diabetes e procurar o auxílio de um médico, caso seja necessário. É um fato muito importante que representa um retorno à realização de exames e consultas médicas de rotina que foram interrompidas durante a pandemia”, afirma Augusto Grinspan, médico e Vice-Presidente Médico da Merck para América Latina.

Referências

  1. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas, 9th edn. Brussels, Belgium: 2019. Available at: https://www.diabetesatlas.orgSBD (Acesso em out. 2021)
  1. IDF Diabetes Atlas 2019: https://www.diabetesatlas.org/upload/resources/material/20200302_133351_IDFATLAS9e-final-web.pdf

 

CASES

Veja também

O que procura?