Cenário e Números
Embora a América do Norte e a Europa sejam tradicionalmente os maiores mercados de PR, a América Latina, em geral, e o Brasil, em particular, têm ampliado sua relevância no cenário global do setor.
O melhor exemplo recente dessa realidade foi a escolha do Rio de Janeiro para sediar a versão 2024 do PROI Global Summit, evento anual realizado, pela primeira vez, na América Latina, em 54 anos de existência da organização.
A relevância da escolha é grande: PROI Worldwide é a maior rede global de agências independentes de PR: possui 86 partners em 65 países e um faturamento conjunto de US$ 1,128 bilhão em 2023, o que a coloca como o 5º. maior grupo do setor mundialmente.
- 1 ano de planejamento, organização e execução
- Presença de 98 lideranças globais de diferentes regiões: África, Américas, Ásia, Europa e Oceania
- Alguns partners viajaram mais de 24 horas, a partir de seus países, e fizeram 3 voos e conexões para chegar ao Brasil
- + de 20 palestras e dinâmicas com temáticas integradas, incluindo gestão de talentos, criatividade e novas tecnologias
- + de 7 eventos culturais e sociais paralelos
- + de 5,5 mil dólares arrecadados para instituições sociais do Rio de Janeiro graças ao projeto PROI Challenge
Introdução
Nome do Evento: PROI Worldwide Global Summit 2024
Data e Local: Rio de Janeiro, Hotel Fairmont, 20 a 24 de maio de 2024
Objetivos e visão de futuro: Reunir profissionais de PR de todo o mundo para discutir, de forma integrada e estratégica, o futuro da indústria de PR, a partir de diferentes premissas que impactam o setor. Mais do que buscar caminhos para ampliar a competitividade dos partners em um setor cada vez mais complexo e multifacetado, o PROI Global Summit 2024 foi concebido de forma a endereçar soluções inovadoras e criativas destinadas a beneficiar clientes de uma forma geral.
Essa preocupação levou em conta a certeza de que o papel de agências de PR deve ser protagonista, proativo e alinhado às prioridades dos clientes em seus respectivos mercados, onde estão em jogo não apenas o dia a dia dos negócios, mas também variáveis relativas às melhores práticas e fatores reputacionais.
Dito de outra forma, o entendimento da organização PROI Worldwide é de que a função dos profissionais de PR se reveste cada vez mais da figura de consultores com ampla visão de cenários atuais e tendências do ambiente global em diferentes dimensões: de aspectos relacionados a market share e brand value a questões de marca empregadora e inovação tecnológica.
Contexto
Imagem Corporativa, empresa presente há 23 anos no mercado, foi a guest agency do PROI Global Summit 2024, naquele que foi o primeiro encontro anual da PROI Worldwide em um país da América Latina. A agência participou do comitê encarregado de elaborar os conteúdos do encontro, além de ter desempenhado papel ativo na escolha do local para sediar o encontro. Depois de várias visitas e checagens de hotéis para verificar a adequação dos diferentes espaços internos necessários para as diferentes atividades do Global Summit, a escolha recaiu sobre o Hotel Fairmont, de localização privilegiada entre as praias de Copacabana e Ipanema.
De um lado, a agenda abordou aspectos relacionados a transformações estruturais do cenário global (como tensões geopolíticas e comerciais; sensibilidades macroeconômicas; mudanças climáticas). Em paralelo, temas setoriais mais específicos foram explorados em diferentes formatos e incluíram: competição & competitividade; inteligência artificial & novas tecnologias; criatividade & inovação; planejamento, implementação & mensuração; gestão de talentos, engajamento & interdisciplinaridade.
Encontros extra agenda também foram organizados para estruturar ações conjuntas de grupos de partners com atuação em esferas específicas, caso das verticais de Sustentabilidade e Gestão de Crises.
Planejamento
Escrever é muito simples. Você começa com uma maiúscula e termina com um ponto final. No meio, você coloca ideias.
A frase de um dos mais famosos escritores latino-americanos, o chileno Pablo Neruda, serve como referência também para a organização de um evento: no fim do dia, o que conta e faz diferença é o conteúdo que ele propicia.
Quando se trata de um evento dedicado a lideranças internacionais da indústria de PR, cuja jornada profissional já experimentou número incontável de eventos, workshops e seminários, o conteúdo e o formato com que ele é entregue ganham ainda mais relevância. E diferenciação é meta a ser buscada.
Foi essa a premissa que norteou o planejamento meticuloso do PROI Worldwide Global Summit 2024 , que teve a Imagem Corporativa como guest agency. Desde que o Rio de Janeiro foi anunciado como a sede do evento deste ano durante o PROI Global Summit de 2023, em Nova Delhi, foi estabelecida uma premissa clara: a configuração do PROI Global Summit de 2024 deveria evitar a sensação de um déjà vu.
Por isso, estabeleceu-se o compromisso de proporcionar um processo integrado que incluiu, além de uma agenda de trabalho robusta, uma programação social que pudesse traduzir adequadamente o espírito do Rio de Janeiro (cidade até então nunca visitada pela maioria dos participantes) e uma visão de contexto do Brasil e do mercado brasileiro. A sessão de abertura contou com uma apresentação sobre economia brasileira feita por Roberto Dumas, professor da respeitada instituição de ensino Insper, e teve ainda uma round table sobre perspectivas de negócios com as empresas nacionais exportadoras Citrosuco e Ambipar e a gigante alemã de software SAP, que tem no Brasil um dos seus principais mercados. As três organizações foram representadas, respectivamente, pelo presidente Marcelo Abud, a diretora global de assuntos institucionais e comunicação Lucila Ribeiro e o CFO Gustavo Conrado.
Os próprios welcome gifts recebidos pelos partners do mundo todo ao chegarem ao hotel expressaram, em seis itens diferentes, o contexto e os hábitos brasileiros.
Um evento tailor made foi o resultado de toda a estratégia da PROI Worldwide para seu Global Summit 2024.
Inovação e Propósito
O espírito do Rio de Janeiro estava presente também em uma música composta pelo time da Imagem Corporativa especialmente para o Global Summit. No melhor ritmo brasileiro, o “Rio PROI Samba” significou muito mais do que uma simples celebração do evento. Ele representou o casamento da ação humana com o uso da inteligência artificial: a letra foi criada por profissionais da agência e a melodia e as vozes foram geradas por meio de inteligência artificial.
Em outras palavras, “Rio PROI Samba” materializou, na prática, a lógica e os desafios da adoção de soluções de IA em um ambiente seguro e controlado, alinhado às melhores práticas de governança.
Outra iniciativa diferenciada que ultrapassou os debates sobre o dia a dia de PR foi o “PROI Challenge With a Purpose”. Durante uma tarde, os partners se engajaram em desafios coletivos pelo Rio de Janeiro que, mais do que um exercício prático de teamwork, resultaram numa significativa arrecadação de recursos para instituições de impacto social na cidade, voltadas para populações de baixa renda. O “PROI Challenge With a Purpose” começou com uma oferta de US$ 1 mil por parte de Imagem Corporativa para o time de melhor desempenho no Challenge, com a premissa de que este time deveria doar o valor a uma entre seis instituições previamente selecionadas. O gesto da Imagem Corporativa inspirou outros partners a fazerem doações adicionais. e chegou-se assim a um total de US$ 5,5 mil arrecadados, doados então não apenas para uma, mas para todas as seis instituições.
Execução e Resultados
Feedback e impacto
Uma agenda robusta e atividades paralelas levaram a um altíssimo índice de aprovação do Summit como um todo, de acordo com survey realizado imediatamente após o evento. O índice de satisfação atingiu a escala 9 (de zero a dez), com comentários que consideraram o encontro de 2024 especial devido a uma perfeita harmonia entre as temáticas abordadas, o formato do summit e a possibilidade de conexão com o cenário brasileiro. A avaliação positiva veio não apenas no survey mas também por meio de postagens no LinkedIn, no Facebook, no X (ex-Twitter) e em grupos de WhatsApp.
Inovação e sustentabilidade
Além de um ambiente enriquecido por um samba criado com apoio de IA e pela realização de um Challenge com propósito social, o PROI Global Summit 2024 multiplicou temáticas e abordagens. Prova disso foram os grupos paralelos que se reuniram não apenas para discutir Sustentabilidade e Gestão de Crises, como já mencionado. Outras conversas foram organizadas para analisar o avanço de players como China e países árabes no mercado latino-americano (participaram partners da PROI de Pequim e Dubai), bem como os desafios de profissionais de comunicação da Ucrânia no combate à desinformação e às fake news em contexto da guerra do país com a Rússia (presente a partner da PROI na Ucrânia).
ROI
Evidentemente, uma análise fria relativa ao ‘Retorno sobre Investimento’ não se aplica a um evento desse formato e dessa magnitude. Embora não se possa medir resultados de negócios, os resultados positivos são tangíveis graças às diferentes soluções e iniciativas discutidas pelos partners nos quatro dias do evento, que pavimentam o caminho para futuras ações, sejam no campo de negócios ou no cenário institucional, como ficou provado por meio do estabelecimento de determinadas agendas específicas a serem implementadas nos meses seguintes.
When you spell PROI
You will find Rio inside
If you add the letter P
Our brand then you will see
P from people moving on
P from purpose and beyond
Partners ready to connect
Not just business this is fact
From APAC to EMEA
From Americas as well
Trust for us is just a must
Innovation rings the bell