Como definir seu público-alvo?

Renato Rodrigues é estrategista digital da Imagem Corporativa 05 de junho de 2023
IC

Uma compreensão profunda do seu público-alvo é a base de qualquer estratégia de social media bem-sucedida. Saber quem é o seu público, o que ele quer e como interage com sua marca nas mídias sociais permite a criação de conteúdo e mensagens que ressoem, promovam o engajamento e, em última instância, impulsionem as conversões.

Por que entender seu público é importante?

O principal objetivo do marketing de mídia social é se conectar com a audiência para construir lealdade à marca e impulsionar vendas. Para isso, é preciso entender o seguinte sobre essas pessoas:

– Quem são: Isso inclui dados demográficos, como idade, gênero e localização, bem como psicográficos – interesses, valores e estilo de vida.

– O que querem: Quais são as necessidades, dificuldades e desejos deles? Que tipo de conteúdo consideram valioso ou divertido?

– Como se comportam: Entender os hábitos de mídia social do seu público, incluindo quando estão ativos, quais plataformas usam e como interagem com o conteúdo.

Passos para compreender a audiência nas mídias sociais

1. Defina o cliente ideal: Crie um perfil detalhado. Essa “persona” deve incluir características demográficas e psicográficas. Além disso, considere suas motivações, desafios e como seu produto ou serviço pode oferecer uma solução.

2. Analise seu público atual: As plataformas de mídia social fornecem dados sobre sua audiência. Essa análise reúne dados sobre demografia, interesses, comportamento online e engajamento com seu conteúdo.

3. Pesquisas e enquetes: São uma maneira direta de aprender sobre seu público. Faça perguntas sobre suas preferências, necessidades e atitudes em relação à marca. Essas pesquisas podem ser feitas diretamente em muitas plataformas de mídia social.

4. Engajamento: Atenção ao que gera mais engajamento. Há certos tópicos, formatos ou estilos que seu público parece preferir?

5. Social Listening: Monitorar as conversas nas redes para entender o que os clientes estão dizendo sobre sua marca e indústria online.

6. Reavalie: As preferências e comportamentos da audiência podem mudar. Reavalie regularmente a compreensão do público e ajuste sua estratégia de mídia social de acordo.

Entender seu público não é uma tarefa única, mas um processo contínuo que deve estar no centro da estratégia de mídia social.

O que procura?