Em um cenário global cada vez mais atento às práticas sustentáveis, líderes precisam se comunicar de forma clara e transparente sobre as ações ESG de suas empresas. Uma comunicação eficiente ajuda a consolidar a imagem da empresa como socialmente responsável, atraindo investidores e parceiros que valorizam a sustentabilidade. E mais: em um momento em que se aquecem os debates sobre as flexibilizações das agendas climáticas, de descarbonização ou mesmo de diversidade e inclusão, é preciso ter repertório para manter a conversa em alto nível, distante de vieses políticos e cada vez mais próxima de bases científicas e acadêmicas.
Nunca foi sorte, sempre foi treino, diriam os amantes do esporte. É assim que precisamos compreender a Comunicação ESG – como um exercício diário de construção e reafirmação de narrativa, de como a levamos para públicos interno e externo, de como exemplos (cases) e dados (pesquisas) fortalecem o discurso.
Em ano de COP30, temos um convite às lideranças de diferentes níveis para investir em Treinamentos de Comunicação ESG, garantindo que a narrativa seja de fato ‘uma só voz’. Executivos bem treinados podem participar ativamente de discussões internacionais com propriedade, representando a empresa de
maneira positiva e articulada.
- Líderes que dominam a comunicação e os princípios ESG inspiram e mobilizam equipes, gerando engajamento genuíno e promovendo uma cultura organizacional alinhada aos valores sustentáveis.
- Treinamentos garantem que os executivos entendam as regulamentações ambientais e sociais, evitando problemas legais e danos reputacionais.
- Saber se comunicar de maneira assertiva e inclusiva facilita o diálogo com comunidades, ONGs, investidores e governos, garantindo que as práticas ESG sejam compreendidas e valorizadas.
- Empresas cujos líderes dominam as práticas ESG e as comunicam bem se destacam em um mercado onde consumidores e investidores priorizam sustentabilidade.
- A habilidade de responder rapidamente e com clareza a crises ambientais ou sociais é essencial para manter a confiança de clientes, consumidores, parceiros e toda a sociedade.
- Treinamentos ajudam líderes a serem mais autênticos e humanizados, características que são especialmente valorizadas em contextos de responsabilidade social.