Comunicação ESG ajuda executivos a debaterem com propriedade e articulação

Gisele Darbellay é Diretora de Novos Negócios e Treinamentos na Imagem Corporativa 10 de junho de 2025
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Em um cenário global cada vez mais atento às práticas sustentáveis, líderes precisam se comunicar de forma clara e transparente sobre as ações ESG de suas empresas. Uma comunicação eficiente ajuda a consolidar a imagem da empresa como socialmente responsável, atraindo investidores e parceiros que valorizam a sustentabilidade. E mais: em um momento em que se aquecem os debates sobre as flexibilizações das agendas climáticas, de descarbonização ou mesmo de diversidade e inclusão, é preciso ter repertório para manter a conversa em alto nível, distante de vieses políticos e cada vez mais próxima de bases científicas e acadêmicas.

Nunca foi sorte, sempre foi treino, diriam os amantes do esporte. É assim que precisamos compreender a Comunicação ESG – como um exercício diário de construção e reafirmação de narrativa, de como a levamos para públicos interno e externo, de como exemplos (cases) e dados (pesquisas) fortalecem o discurso.

Em ano de COP30, temos um convite às lideranças de diferentes níveis para investir em Treinamentos de Comunicação ESG, garantindo que a narrativa seja de fato ‘uma só voz’. Executivos bem treinados podem participar ativamente de discussões internacionais com propriedade, representando a empresa de
maneira positiva e articulada.

  • Líderes que dominam a comunicação e os princípios ESG inspiram e mobilizam equipes, gerando engajamento genuíno e promovendo uma cultura organizacional alinhada aos valores sustentáveis.
  • Treinamentos garantem que os executivos entendam as regulamentações ambientais e sociais, evitando problemas legais e danos reputacionais.
  • Saber se comunicar de maneira assertiva e inclusiva facilita o diálogo com comunidades, ONGs, investidores e governos, garantindo que as práticas ESG sejam compreendidas e valorizadas.
  • Empresas cujos líderes dominam as práticas ESG e as comunicam bem se destacam em um mercado onde consumidores e investidores priorizam sustentabilidade.
  • A habilidade de responder rapidamente e com clareza a crises ambientais ou sociais é essencial para manter a confiança de clientes, consumidores, parceiros e toda a sociedade.
  • Treinamentos ajudam líderes a serem mais autênticos e humanizados, características que são especialmente valorizadas em contextos de responsabilidade social.

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