Comunicação Interna: como engajar os colaboradores em suas ações?

Renata Tenório é Especialista de Comunicação Interna da Imagem Corporativa 01 de agosto de 2023
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Não há dúvida sobre a importância de manter todos os colaboradores sempre informados sobre acontecimentos internos e externos, mercado de atuação, planejamento e ainda alinhados com a cultura da empresa. Para isso, é imprescindível atuar de forma estratégica e produzir conteúdo que realmente faça sentido para o público interno.

Não tem como negar que o principal desafio é sempre que a comunicação chegue e engaje a TODOS os colaboradores. E é exatamente o que mostra a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023 da Aberje: dos profissionais das 163 empresas ouvidas, 74% apontam como principal desafio engajar as lideranças como comunicadores. E, em seguida no ranking com 55%, relata que o desafio é fazer a comunicação chegar nos públicos operacionais.

Não existe fórmula mágica para conseguir executar a missão, mas existem diretrizes que são fundamentais a serem levadas em consideração:

Conheça o seu público

Ter total conhecimento da divisão de atuação do negócio, cargos, operação das unidades, localidades e todas as particularidades que envolvem as pessoas que fazem parte da empresa é fundamental para que aprimore cada vez mais as formas de se comunicar.

Utilize de estratégia

Construa ações que façam sentido para as pessoas e para o negócio e não apenas para seguir um calendário.

Abra espaço para o diálogo

Converse com as pessoas para ter mais clareza dos assuntos de interesse e dúvidas sobre o negócio.

Direcione os temas

Nem sempre todos os assuntos despertam interesse de todo o público. Então direcione, por exemplo, por áreas. A pergunta que sempre deve ser feita é sobre o impacto da informação na rotina do colaborador.

O formato faz toda diferença

Entender qual a preferência do formato que o seu público prefere, pode auxiliar nas estratégias e direcionamento para o canal mais apropriado.

 

Quanto maior for a transparência da empresa e sua cultura com o olhar voltado para as pessoas, ou seja, quanto mais a empresa entender que seu maior patrimônio são as pessoas e atuar para que exista um ambiente favorável para o desenvolvimento, mais chances dos colaborares se sentirem valorizados e, consequentemente, engajados.

Além de todos esses desafios, ainda é preciso lidar com possíveis equipes e verbas enxutas. Nesses casos, ter uma agência parceira é fundamental para conseguir planejar e executar todas as necessidades de comunicação interna da empresa.

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