Conexão Índia-Brasil

Vanessa Ramalho – diretora-executiva na Imagem Corporativa e na Walk4Good. É jornalista, pós-graduada em Gestão de Negócios e líder de projetos de comunicação corporativa e sustentabilidade para empresas nacionais e internacionais 10 de julho de 2023
IC

Diário de bordo com os principais insights do evento da PROI Worldwide Global Summit 2023

Imagine se deparar com uma realidade tão distante e ao mesmo tempo tão próxima. Um mundo colorido, aromático e pulsante. Esta é a Índia, que ocupa uma posição promissora na esfera global e acaba de se tornar o país mais populoso do mundo com a impressionante marca de 1,428 bilhão de pessoas. Não por acaso, a capital indiana Nova Delhi sediou este ano a PROI Worldwide Global Summit, o congresso da maior rede de agências independentes de Relações Públicas do mundo.

O evento reuniu lideranças de consultorias de comunicação de todas as regiões e alcançou 100 representantes de 45 países. Em um cenário cada vez mais volátil, complexo e dinâmico, o tema central não poderia ser mais propício: “New World Spirit”. A extensa programação trouxe Inovação, Sustentabilidade e Negócios como pilares transversais para impulsionar os debates sobre a gestão reputacional contemporânea e a perenidade das agências de PR (abreviação da expressão em inglês Public Relations).

A seguir, compartilho os principais pontos do congresso:

Índia, um país em intensa transformação

Para mergulhar neste fascinante universo, tivemos uma imersão com o jornalista Sruthijith KK, editor-chefe do veículo Mint, um dos portais de notícias com crescimento exponencial na Índia. O jornalista trouxe projeções que mostram uma economia que deve alcançar nada menos que USD 5 trilhões nos próximos anos e já é a quinta maior do mundo. Isso sem contar a grande escalabilidade no setor de serviços com a intensa transformação digital, o crescimento expressivo da classe média e a posição-chave do país na Nova Ordem Mundial. Há um sentimento geral de muita confiança em relação ao futuro paralelamente à crescente onda de investimentos globais, mas também discutimos os inúmeros desafios sociais de uma nação emergente (assim como o Brasil). A Agenda ESG (da sigla em inglês Environmental, Social and Governance) será crucial para o desenvolvimento sustentável. O país planeja se tornar Net Zero até 2070, quando pretende neutralizar as emissões de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera. O avanço da Índia foi abordado pelo CEO da Imagem Corporativa, Ciro Dias Reis, em artigo no Valor Econômico. No Brasil, acompanhamos de perto a pujança da Índia, atendendo uma das gigantes na área de tecnologia, a HCLTech, que planeja dobrar a operação no Brasil.

Inovação na veia

Por que a Inteligência Artificial, os algoritmos e o tão falado ChatGPT se tornaram fundamentais nas discussões da comunicação? Na Era dos Dados, são eles que vão decodificar e direcionar estratégias que enderecem uma narrativa assertiva, contemporânea e capaz de responder aos desafios de Negócios. Não por acaso, um dos painéis mais aguardados foi o de Doy Roque, CEO da M2.0 Communications, nossa agência parceira nas Filipinas. Insights: as agências devem acelerar o uso dessas ferramentas como vantagem competitiva, criar soluções para os desafios do mercado (de gestão da mudança a redes sociais, passando pelas infinitas demandas e oportunidades para atender às diversas gerações de consumidores), capacitar os times e entregar resultados de alto impacto para os clientes, alavancando novos negócios para as agências.

ESG, uma agenda urgente

Eis que o maior orgulho desta edição foi acompanhar o primeiro painel exclusivo para debater a agenda sustentável, resultado da concretização do Grupo ESG da PROI – sugerido durante a gestão do nosso CEO como chairman da rede (gestão 2020-2022). Nessa sessão, discutimos como os profissionais de comunicação estão protagonizando um papel relevante no aconselhamento às lideranças sobre a construção de uma jornada sustentável e genuína nas organizações. Em pesquisa recente da International Communications Consultancy Organization (ICCO) com líderes de agências, Propósito e ESG foram o segundo tópico mais votado sobre as habilidades cruciais para o futuro. Felizmente a Agenda ESG é um caminho sem volta e acompanhamos de perto esse movimento em nossa operação focada nessa área, a Walk4Good. Insights: qual a maturidade da jornada ESG em cada país? Quais serviços serão de fato relevantes? Como capacitar os times para um aconselhamento estratégico e transparente sobre a Agenda ESG e evitar o Greenwashing?

Cases de sucesso

Neste painel, tivemos uma verdadeira avalanche de inspiração! Assistimos às melhores campanhas de PR de todos os cantos do globo: projeto de posicionamento institucional para uma entidade setorial com envolvimento de 10 parceiros da PROI e liderança da agência Lambert/EUA, campanhas digitais e ativações de PR compartilhadas pelas agências da China (SPRG) e Finlândia (Kaiku), belíssimo trabalho de comunicação integrada e CSR para um hospital filantrópico (Jackson Spalding/EUA), projeto de gamificação com a agência lituana (Agency 1323) e a campanha de advocacy desenhada pela Seesame, da Eslovênia. O que todas elas têm em comum? Integração das disciplinas de Comunicação (Relacionamento com a Mídia, Digital, Advocacy, ESG com planejamento bem apurado, baseado em dados, approach criativo, ferramentas como vídeos e podcasts, além de resultados mensuráveis).

Gestão de agências de PR

Com faturamento global de USD 1,075 bilhão, a PROI Worldwide alcança a quinta posição entre os cincos maiores grupos de Relações Públicas do mundo. Nesse universo de crescimento consistente, tivemos a oportunidade de refletir e repensar os negócios das agências. Com dinâmicas e debates, discutimos o modelo de atuação das consultorias de PR, o setor que cresce de forma promissora, mas encara um ambiente de concorrência acirrada, períodos de instabilidade e a busca permanente por inovação e atração/retenção de talentos, além da meta de crescimento financeiro equilibrado com desenvolvimento sustentável e propósito.

Pessoas, sempre o maior ativo

Podemos ter acesso às melhores inovações, mas nada irá substituir o olhar genuíno para a nossa gente. Em um cenário de hiperconexão, pós-pandemia e conflitos mundiais, ressignificar as relações torna-se fundamental. Estamos na era da colaboração, da parceria e do conhecimento verdadeiramente compartilhado. Sem dúvida, uma das frases que mais me marcou foi a do fundador e diretor-geral da agência indiana Adfactors PR, Madan Bahal, que sediou o nosso evento e lidera 500 colaboradores. “O maior desafio desse mundo que muda rapidamente é ter pessoas que aprendam rapidamente”, diz. Em outras palavras, é o lifelong learning – o permanente processo de educação continuada. Insights: Liderança empática, engajamento e ambiente que garanta bem-estar (por todos os colaboradores).

Interessante ver o quanto evoluímos como rede desde a edição anterior do congresso, em Dubrovinik, na Croácia, em 2022, quando tivemos a oportunidade de voltar aos eventos presenciais depois de uma longa pandemia. E agora na Índia superamos novamente todas as expectativas e nos preparamos para mais um grande desafio: sediar no Brasil a edição 2024 da próxima PROI Worldwide Global Summit! O Rio de Janeiro será palco das principais discussões de comunicação corporativa, e a Imagem Corporativa receberá parceiros de todo o mundo.

Inspirada pela grandiosidade do Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo moderno, fecho esse diário de bordo com a seguinte reflexão: os diferentes sotaques e culturas nos enriquecem; o respeito, a colaboração e a ética são sempre o melhor caminho; a humildade para aprender (e principalmente compartilhar) é o que nos torna únicos; e gratidão é o melhor sentimento frente às novas oportunidades e aos desafios. #Namastê!

O que procura?