Desafios e as oportunidades da comunicação no setor da saúde

Luciane Sarabando, diretora de atendimento na IC 18 de agosto de 2022
IC

A comunicação na área da saúde tem um papel extremamente importante e relevante na sociedade, e é cercado de desafios e de muitas oportunidades. Desafios quando vemos o aumento frequente de fakenews, mas com boas oportunidades no momento que você pode levar informação correta e até influenciar decisões das pessoas, comunidades e instituições.

Com a pandemia, as pessoas começaram a buscar cada vez mais informações sobre saúde. Ficamos “especialistas” em vacinas, por exemplo, nos sintomas da Covid e no tratamento. Mas também foi o período de mais notícias alarmistas e fakenews. O tema saúde ficou muito frequente nas rodas de conversa, nos almoços em família, nos encontros de amigos. Todo mundo tinha uma história para contar. O que podemos tirar de lição disso tudo? Que precisamos ter informação correta, clara e respaldada. Quando falamos de saúde o “achismo” é perigoso.

Segundo a lista de termos mais buscados pelos brasileiros no Google em 2021, por exemplo, o assunto “como curar” atingiu um recorde, e se consagrou o principal tema no ano. Além disso, pesquisas por “vacina covid perto de mim” dispararam e a busca por informações sobre imunizantes foi o 2º no ranking, atrás apenas das Olimpíadas.

Não só o profissional de comunicação e de PR, mas toda sociedade teve um papel importante em disseminar informações corretas. Quando falamos de oportunidades, podemos dizer que as pessoas passaram a se preocupar mais em ler e em buscar informações de fontes confiáveis. Estamos livres das fakenews? Longe disso, mas hoje nos preocupamos em buscar fontes confiáveis.

Além disso, apostar na comunicação nesta área pode promover mudanças positivas no ambiente social, melhorar o acesso aos serviços de saúde e facilitar a adoção de ações que contribuam positivamente para a saúde e a qualidade de vida. Afinal, a comunicação leva a informação e ajuda a conscientizar a população a entender a doença e a procurar o tratamento.

Quando falamos ainda de levar informações à população, vale destacar a ativação de influenciadores, pessoas que geram identificação e aproximam a mensagem do público. Buscar novos formatos e maneiras de se aproximar do seu público-alvo é cada vez mais importante.

Estamos no caminho. Mas ainda precisamos fazer muito.

O que procura?