Do Oiapoque ao Chuí: comunicação regional e suas peculiaridades

Fabiana Couto é Coordenadora de Atendimento na Ic 15 de dezembro de 2022
IC

“Pense globalmente, haja localmente”, a célebre frase do sociólogo alemão Ulrich Beck sempre trouxe reflexões importantes sobre vários aspectos do processo de globalização. E quando pensamos em estratégias de comunicação no Brasil, essa reflexão também pode ser muito bem aplicada em nossa realidade. Afinal, vivemos em um país de dimensões continentais, onde encontramos muita diversidade e grandes diferenças econômicas, políticas, culturais, sociais, linguísticas e peculiaridades regionais.

 

Diante desse cenário, sabemos que os desafios de comunicação são muitos e temos um rico território a ser reconhecido e trabalhado. É preciso conhecer, entender e, acima de tudo, respeitar o comportamento, os hábitos de consumo, interesses, particularidades e uma série de questões relevantes do ponto de vista de comunicação que são influenciadas pelo espaço geográfico. Estamos falando de questões fundamentais e essenciais de como nos comunicar. E como conhecer e reconhecer esses mercados, essas diferenças, como “falar” de forma clara, coerente e eficaz com os nossos públicos?

 

Confira abaixo 4 dicas importantes:

 

Conheça e explore bem o seu território

Empresas que buscam acompanhar o comportamento e as constantes mudanças do seu público estão sempre atentas à exploração de novos territórios. Entretanto, atingir esse possível novo “El Dorado” exige uma estratégia embasada em dados. É preciso entender o comportamento atual dos clientes, suas necessidades, seus desejos, sua linguagem e como seu produto ou serviço se encaixam nesse universo.

 

Big data

As culturas do data driven e do analitcs driven estão diretamente relacionadas com a pesquisa de marketing e como utilizá-las no dia a dia do nosso negócio. Temos em mãos uma série de ferramentas customizadas, e de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que nos auxiliam no reconhecimento e entendimento das necessidades dos diversos púbicos de interesse e que nos possibilitam acessar dados de maneira ágil, simplificada e que faça sentido para cada estratégia de mercado. Esses dados nos apoiam em diversas frentes — sejam para solucionar problemas ou na tomada de decisões, quanto para a atração ou retenção de clientes em mercados cada vez mais competitivos e inovadores.

 

Forneça mensagens consistentes em canais estratégicos

Parece simples e retórico, mas saber o que, como e onde se comunicar faz toda a diferença. Ter essa visão e estratégia devidamente alinhadas coloca qualquer mensagem em vantagem competitiva, principalmente no mundo corporativo. Por exemplo, identificar em quais canais, espaços e quem são os Top Voices procurados por consumidores das regiões Norte e Sudeste para busca de informações sobre questões relacionadas à Saúde são fundamentais no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação eficiente e qualificada.

 

Quais são as oportunidades para o futuro?

As mudanças seguem acontecendo rapidamente no Brasil e mundo e estar atento às oportunidades geográficas é outro ponto importante. Saber gerar conteúdos e informações relevantes para seus públicos faz parte de uma comunicação voltada para o PR 360 que exige cada vez mais uma visão completa de todos os mecanismos de comunicação institucional, interna e mercadológica, e suas possíveis interações e integrações.

 

Hoje, a comunicação não exige uma única estratégia: é preciso pensar, saber articular, agir e impactar as pessoas, seja global ou localmente.

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