Estudo da IC mostra que presidenciáveis têm destaque em ranking de governadores

Alessandro Janoni é diretor de pesquisas e tendências da Imagem Corporativa 03 de junho de 2025
IC

Estudo da Imagem Corporativa mostra liderança do governador de São Paulo em menções na mídia nacional; exposição, no entanto, é mais negativa do que positiva

Governadores que são cogitados como possíveis candidatos à Presidência da República na eleição do ano que vem lideram o ranking de exposição digital elaborado pela consultoria Imagem Corporativa para monitorar o desempenho quantitativo e qualitativo do poder executivo das 27 unidades da Federação na mídia nacional.

Foram coletadas quase 60 mil publicações com mais de 200 mil menções aos gestores estaduais e do Distrito Federal em plataformas de conteúdo noticioso e redes sociais entre janeiro e abril deste ano. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o primeiro colocado com 29,8% de Share of Voice.

Em segundo lugar, com 14,7%, está o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), seguido pelo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) com 8,4%. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL) completam a lista dos cinco primeiros colocados, com 4,3% e 4,1%, respectivamente.

Dos nomes cogitados para concorrer à Presidência, apenas o do governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD), apresenta-se em patamar inferior de menções – ele fica em nono lugar, com 3,2%, mesmo percentual observado para Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina.

  Figura 1 – Ranking de Exposição Digital (Share of Voice) – Governadores

Os últimos colocados em cobertura nacional são Clécio Luís (Solidariedade), Eduardo Riedel (PSDB), Antonio Denarium (PP) e Mauro Mendes (União), governadores de Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso, respectivamente.

A maioria das menções (73%) vem de portais de notícias enquanto 27% são postagens em redes sociais. Ao se filtrar apenas as publicações de mídias sociais, governadores de estados com maior população como os de São Paulo, Rio e Minas, aumentam suas taxas de Share of Voice.

Os picos de menção a Tarcísio de Freitas, que comanda o estado de maior peso demográfico do país (cerca de 22% da população brasileira), ocorrem principalmente no mês de fevereiro, nos dias 3 e 27. Em ambos os casos o escore ultrapassou 2 mil citações diárias.

O resultado do dia 3 se deve à repercussão de pesquisa Quaest de intenção de voto para presidente da República e os dados do dia 27 referem-se ao encontro de Tarcísio com o presidente Lula em evento para o lançamento de edital do túnel entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista.

Alguma surpresa, no entanto, se concentra no desempenho do segundo colocado, Ronaldo Caiado. Goiás responde por pouco mais de 3% da população do país e o governador tem, em cobertura nacional nas plataformas digitais, desempenho superior em aproximadamente 10 pontos percentuais à essa participação.

A diferença de Caiado para Tarcísio no Share of Voice cai pela metade entre março e abril, justamente em razão do lançamento de sua pré-candidatura à Presidência no dia 4 do mês passado.

Quanto à Zema, o governador de Minas (estado que responde por cerca de 10% da população brasileira), a curva de exposição é mais estável. No entanto, o político do Novo estava na frente de Caiado em janeiro (13,4% contra 12,2% de Share of Voice, respectivamente). O pico de menções ao mineiro foi no dia 22, por não participar em cerimônia com o presidente Lula no Palácio do Planalto para formalizar concessão da BR-381, em meio a debates sobre federalização de estatais em sua gestão.

Figura 2 – Evolução diária de menções, em números absolutos – Top 3 governadores em ranking de exposição digital

 

Alto alcance não significa exposição positiva

Os dados sobre Romeu Zema ilustram um diagnóstico comum entre os governadores – o alto grau de exposição não necessariamente é positivo. No índice de Tone of Voice, que varia de zero (extremo negativo) a 200 (extremo positivo) e mede o caráter qualitativo do conteúdo, o governador de Minas tem apenas 56 pontos no consolidado dos quatro primeiros meses do ano, com pior desempenho justamente em janeiro (32 pontos).

Na média, o saldo dos governadores (91 pontos) também não ultrapassa o patamar dos 100 pontos, fenômeno que garante conteúdo predominantemente positivo. Dos 27 ocupantes do cargo, apenas cinco conseguem escore expressivo, superior a 150 pontos, como Marcos Rocha (União), governador de Rondônia. Ratinho Jr , nesse caso leva vantagem sobre os demais presidenciáveis – é o único sobre o qual prevalecem menções positivas (123 pontos contra 87 de Caiado e 66 de Tarcísio).

 

Figura 3 – Evolução diária de índice Tone of Voice (de zero a 200) – Top 3 governadores em ranking de exposição

Caiado até tinha alcançado escore de 110 pontos em fevereiro, ao ser reconduzido à líder do fórum de governadores e divulgar data para oficializar sua pré-candidatura à Presidência da República, com possível presença do cantor Gustavo Lima. O índice recuou para 78 pontos em março quando movimentos políticos tanto do sertanejo quanto do ex-presidente Bolsonaro (PL) desagradaram o governador de Goiás.

Já Tarcísio de Freitas é antepenúltimo colocado na métrica de Tone of Voice. Sua melhor marca é de 78 pontos em janeiro e a pior é de 54 pontos em março, quando participou em manifestação esvaziada pró-anistia de Bolsonaro na praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

Figura 4 – Território semântico do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos- SP) em março de 2025

Por meio de sua ferramenta proprietária Image Booster a Imagem Corporativa, em parceria com a Stack Tecnologia, passará a divulgar o ranking dos governadores de forma ampliada, incluindo então o impacto de determinados temas específicos sobre a exposição daquelas lideranças.

O estudo foi divulgado no portal O Globo de 03/06/2025. Acesse aqui.

Sobre a Stack Tecnologias 

A Stack Tecnologias é uma empresa brasileira especializada em soluções de dados e inteligência artificial para o mercado B2B. Com atuação desde 2016, a Stack oferece serviços de engenharia de dados, ciência de dados, machine learning e IA generativa, além de consultoria, mentoria e treinamentos técnicos. Parceira oficial da AWS, Google Cloud e Databricks, a empresa desenvolve projetos personalizados com squads interdisciplinares, atendendo clientes como Panvel, Sonepar, Alloha, CBRE, Fresenius Kabi e Águas do Brasil. Com uma avaliação NPS de 9,8, a Stack é referência em transformar dados em valor estratégico, combinando tecnologia de ponta, expertise técnica e visão de negócio.

O que procura?