Estudo Gympass revela que 30% dos colaboradores de empresas acreditam que companhias não se preocupam com seu bem-estar

Vida de Empresa - Cenários 23 de dezembro de 2022
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Para 86% dos colaboradores de micro, pequenas e médias empresas, o bem-estar é tão importante quanto o salário, mostra pesquisa do Gympass, maior plataforma de bem-estar corporativo do mundo. O estudo “Panorama do bem-estar corporativo 2022” mostra que os trabalhadores de empresas brasileiras não estão imunes à crise de bem-estar no ambiente de trabalho evidenciada nos últimos dois anos.

Segundo o levantamento, 79% dos colaboradores considerariam deixar uma empresa que não prioriza o bem-estar, 86% consideram o bem-estar tão importante quanto o salário e 30% não acreditam que suas companhias e gestores se preocupam com o tema.

Além disso, 22% dos entrevistados classificam seu bem-estar como “muito ruim”, “ruim” ou “poderia melhorar”, e 22% sentem que, por conta do trabalho, não têm tempo de cuidar do bem-estar. Por outro lado, 90% dos respondentes disseram que tenderiam a permanecer em um cargo se a empresa priorizasse o tema. O resultado considera apenas colaboradores de empresas com 10 a 500 funcionários

“A pesquisa mostra que os gestores das pequenas e médias empresas têm um papel muito importante na promoção do bem-estar dos funcionários, e reflete como essa atitude pode influenciar na atração e retenção de talentos. Em comparação com os dados gerais da pesquisa, que engloba também as grandes companhias, a maioria dos indicadores mostram que os colaboradores das PMEs consideram o bem-estar no trabalho um fator determinante para as decisões de suas carreiras”, explica Leandro Caldeira, vice-presidente sênior de Canais Indiretos e PMEs do Gympass.

Percebendo essa alta demanda das PMEs por soluções de bem-estar, o Gympass vem expandindo sua atuação com empresas de micro, pequeno e médio porte. Para isso, criou uma solução escalável de autosserviço que permite a empresas que possuem entre 10 e 500 funcionários oferecer uma solução completa de bem-estar, competindo com as grandes na atração e retenção de talentos e cuidando de seus colaboradores para mantê-los saudáveis, engajados e produtivos. Atualmente, as vendas para este perfil de cliente é a que mais cresce, respondendo por aproximadamente metade das novas contratações.

De acordo com dados do Sebrae, os pequenos e médios negócios respondem por 99% das empresas existentes no país, são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 62% dos empregos de carteira assinada. O Gympass tem hoje mais de 10 mil clientes corporativos em todo mundo e as PMEs são uma das principais vias de crescimento para a empresa. O número de clientes do segmento duplica ou triplica todos os anos no Gympass, dependendo do país, o que faz com que esse seja o segmento que mais cresce na empresa. Atualmente, o segmento de PMES corresponde a 10% da base de funcionários do Gympass. A expectativa é crescer aproximadamente dois terços, alinhado com o número de pessoas que trabalham em pequenas e médias empresas nos países onde operam.

“Hoje, temos um time global de mais de 100 pessoas dedicadas à nossa atuação com as PMEs. Aplicamos os ensinamentos de um país ao outro, melhorando a jornada dessas empresas. Queremos expandir essa solução para que o pequeno e médio empresário possa oferecer uma plataforma de bem-estar completa, que é simples de ser implementada e aderida como parte dos benefícios da empresa”, Leandro Caldeira, vice-presidente sênior de Canais Indiretos e PMEs do Gympass.

Para facilitar a contratação das PMEs, o Gympass desenvolveu uma plataforma de autoatendimento totalmente automatizada, com contrato padrão e poucas ou nenhumas operações manuais para as contratantes.

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