Falar em público: Uma jornada de aprendizado para influenciar e engajar

Vanessa Lima é Coordenadora de Treinamentos da IC 24 de abril de 2023
IC

A comunicação é uma competência que norteia carreiras e amplia oportunidades de relacionamentos com diferentes públicos. No entanto, o desenvolvimento da soft skill abre debates, que questionam se a habilidade é um dom ou talento conquistado através da prática. Enquanto alguns arriscam a dizer que a vocação pode contribuir para um bom desempenho, os grandes comunicadores provam o contrário. Treino e estudo são pilares que aprimoram a oratória e constroem narrativas eficientes.

Steve Jobs, por exemplo, declarou em uma entrevista que treinava até 4 horas por dia, antes de todas as apresentações relacionadas a lançamentos de novos produtos. Na tentativa de cativar a audiência e fixar ideias, ele criava enredos capazes de gerar euforia e emoções no ouvinte. Barack Obama também é um ótimo exemplo de comunicador eficaz. Ele conquista o público com carisma e frases bem elaboradas, que se avaliarmos a fundo seu estilo de comunicação é possível identificar técnicas que otimizam a narrativa e tornam o discurso potente.

Embora a comunicação seja um instrumento facilitador para conquista de resultados na carreira, ela também é um obstáculo para o desenvolvimento da performance de muitos executivos. Segundo estudos, na maioria das vezes, esta barreira acompanha os profissionais desde a fase acadêmica.

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiólogas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2022, revelou que mais da metade dos universitários (59%) no Brasil manifestam medo de falar em público. A análise aponta que 57% não sabem como captar e manter a atenção do ouvinte, 55% consideram sua projeção vocal ruim e 53% não conseguem persuadir o interlocutor durante sua fala.

Ao encarar o mundo corporativo esses profissionais entendem que é chegada a hora de enfrentar seus medos para calibrar a performance em ambientes que exigem desenvoltura e estratégia para influenciar e engajar públicos. Construir uma imagem autoconfiante em cenários de exposição é um desafio. Porém, existem técnicas que ajudam executivos a elaborar mensagens claras e impactantes, fortalecendo sua credibilidade diante das mais diferentes circunstâncias, seja em interações com a imprensa, com clientes ou importantes stakeholders.

Cinco dicas para apresentações poderosas:

1) Saiba quem é o seu público

Antes de qualquer apresentação, analise o perfil do seu público-alvo e o contexto em que estão inseridos. A percepção ajuda o porta-voz a fazer uma leitura prévia do ambiente e adequar sua linguagem, tornando a mensagem mais assertiva e direcionada. Além disso, permite a construção de uma narrativa humanizada e cativante, através de um diálogo que gere proximidade e conexão.

2) Clareza é fundamental

Simplificar discursos e criar narrativas livres de equívocos é a missão de todo porta-voz. Mas, para evitar polêmicas e interpretações equivocadas o uso da linguagem coloquial é necessário. Termos em inglês, siglas e jargões técnicos tendem a criar barreiras de entendimento. Uma estratégia que facilita a compreensão é o uso de analogias e exemplos comuns para contextualizar cenários e dimensionar proporções.

3) Defina o propósito da sua mensagem

O porta-voz deve ter clareza da mensagem-chave que deseja transmitir para conduzir a narrativa de acordo com seus interesses e com foco no resultado que pretende alcançar. Aproveite a oportunidade para desenvolver uma comunicação propositiva, fornecendo valores, metas e dados que consolidem a mensagem. É importante criar uma linha de raciocínio que estabeleça a ordem de prioridade das informações a fim de evitar discursos prolixos.

4) Use a pausa e a ênfase

A pausa e a ênfase são recursos adotados no processo de comunicação para auxiliar o ouvinte a absorver a mensagem. A contagem é uma das táticas utilizadas pelos comunicadores para fixar ideias importantes trazendo exemplos que apontem “três pontos relevantes” ou “duas mudanças recentes”. A técnica ajuda o porta-voz a contar uma história pontuando contextos de forma objetiva. Pessoas que falam rápido e não fazem pausas ao traçar ideias, dificilmente são assertivos ou transmitem informações claras, que serão assimiladas pela audiência.

5) Crie conexões genuínas

A desenvoltura é um aspecto que transforma a performance e agrega credibilidade. Portanto, é mais do que necessário investir no carisma e expressar entusiasmo ao narrar discursos. O sorriso é uma ferramenta que gera proximidade com o interlocutor, captando o interesse com afetividade. O contato visual também é fundamental e amplia a percepção de segurança.

Em geral, não há segredos. Contar com a sorte ou com o improviso pode ser uma decisão equivocada. Um bom comunicador se dedica a criar análises eficazes para contar histórias que impactam e geram resultados. E no mundo corporativo não é diferente. Executivos que enxergam a comunicação como uma competência valiosa para o exercício da liderança fortalecem sua identidade e deixam marcas, criando uma imagem de inspiração e referência.

A boa notícia é que a IC pode te ajudar neste processo. Temos uma equipe de especialistas que desenvolve treinamentos personalizados para os mais diferentes cenários e aprimora a desenvoltura dos porta-vozes com técnica e metodologia, fortalecendo atributos e adequando o estilo de comunicação de acordo com cada desafio.

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