A indústria da moda é uma das que mais geram impactos ambientais no mundo, seja pela dificuldade de reciclagem de peças ou mesmo pelos processos produtivos. No mundo, redes de fast fashion, como H&M, têm investido em iniciativas de reaproveitamento de peças e estimulado isso em consumidores.
No Brasil isso também tem se intensificado, com casos como o da Renner e da Farm. Agora, a Iguatemi S.A, uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil, adquiriu 23,08% da Etiqueta Única, maior e-commerce do Brasil que intermedia a venda de artigos de segunda mão de luxo no país. Uma ação que, segundo a companhia, visa reforçar a importância da inovação e do consumo consciente.
O negócio de R$27 milhões, garante a Iguatemi uma opção de compra para se tornar controlador da operação em três anos. Atualmente, a Etiqueta Única é a maior plataforma online de luxo especializada em economia colaborativa e circular da América Latina, com crescimento médio de 40% ao ano.
A venda de produtos de segunda mão tem apresentado um crescimento quatro vezes superior ao do mercado de luxo regular e estima-se que até 2025 29% do mercado de luxo global se dará por meio de canais digitais. A combinação dos espaços físicos dos shoppings no portfólio Iguatemi, o Iguatemi 365 e agora a Etiqueta Única posiciona a companhia em um lugar estratégico para capturar esse crescimento.
Além de estar alinhado aos objetivos de negócio da Iguatemi e tratar-se de um player em plena ascensão, a Etiqueta Única sempre apresentou lucro desde a sua inauguração em 2013, e em 2022 vai dobra o GMV atual, e com esse novo investimento pretende triplicar o GMV nos próximos anos.
Desde 2021, Iguatemi e Etiqueta Única desenvolveram um programa de Lifecycle que tem como objetivo promover uma indústria sustentável e contribuir para a economia circular, de modo que peças vendidas pela Etiqueta Única podem ter os valores convertidos em créditos com um adicional de 10% para serem utilizados em compras de novos itens no Iguatemi 365 Nessa nova parceria, a companhia reforça o comprometimento em aprimorar um modelo de negocio eco-eficiente para seus clientes.