Como integrar a IA de forma estratégica em 2025

Flavia Mangini é diretora executiva da Imagem Corporativa e especialista em Comunicação Interna e Corporativa 03 de fevereiro de 2025
IC

O primeiro mês do ano chegou ao fim e trouxe reflexões importantes sobre o impacto da Inteligência Artificial no nosso setor. Se em 2024 discutimos a chegada da IA generativa, agora a questão não é mais se vamos usá-la, mas como vamos integrá-la de forma inteligente e estratégica ao nosso dia a dia de 2025 em diante.

Algumas tendências já estão claras:

  • Quanto mais tecnologia incorporarmos, mais crescerá a necessidade de autenticidade, transparência e conexão genuína com o público de nossa marca.
  • O volume de dados e conteúdos gerados por IA é imenso, mas transformar isso em mensagens eficazes e narrativas estratégicas continuará sendo um diferencial nosso, de seres humanos (pelo menos, por enquanto).
  • Em um cenário de deepfakes e desinformação, marcas e profissionais que construírem credibilidade terão vantagem competitiva.

A velocidade da mudança nos convida a testar, a aprender e a nos adaptar constantemente. Como especialista em comunicação, penso que nosso papel será menos o de produzir mais e mais conteúdos e sim sobre como poderemos provocar impactos, de fato, reais, usando tudo o que a tecnologia tem de bom a nos oferecer. E não é pouca coisa.

E você? Como tem olhado para este tema na sua carreira?

O que procura?