O índice de marca B2B no LinkedIn

Renato Rodrigues é estrategista digital da Imagem Corporativa 03 de outubro de 2023
IC

A busca por métricas eficazes para avaliar o desempenho de uma marca no mercado B2B tem sido um desafio. Tradicionalmente, as empresas confiam em indicadores financeiros ou de reconhecimento, mas eles oferecem uma visão limitada.

Tentando contribuir com uma solução, o LinkedIn criou o “índice de marca B2B”. O índice utiliza uma série de indicadores, englobando aspectos como satisfação do cliente, impacto no mercado e eficácia de engajamento.

São três dimensões principais: Investimento em Marca, Qualidade e Eficácia Criativa e Resultados da Marca. O quesito “Investimento” foca nos recursos alocados para atividades tanto no topo quanto no fundo do funil, além do engajamento dos executivos. “Qualidade e Eficácia Criativa” usa métricas como Mindshare, Eficácia de Marketing e Viralidade de Engajamento para avaliar a resposta do consumidor e o sucesso das campanhas de marketing. A terceira dimensão, “Resultados”, concentra-se em visibilidade da marca no LinkedIn, engajamento dos funcionários e a capacidade de atrair talentos de alto nível.

A construção desse índice envolveu coleta de dados de diversas fontes (de relatórios financeiros a pesquisas de satisfação do cliente e análises de mercado). Em seguida, a rede diz ter aplicado algoritmos para ponderar cada métrica de acordo com sua relevância e impacto no desempenho geral. A ideia foi criar um indicador que refletisse não apenas a saúde financeira da marca, mas também sua ressonância e relevância no setor em que atua.

Manasi Bhadane, cientista de dados do LinkedIn, dá mais detalhes neste artigo.

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