“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”. A frase do líder sul-africano Nelson Mandela nos traz uma curiosa e importante reflexão que pode ser aplicada sobre os atuais desafios no mercado de comunicação. O trabalho de PR tem como premissa promover, fortalecer e zelar pela imagem e reputação das marcas junto aos stakeholders de interesse. Mas como fazer para se comunicar de maneira criativa, diversa, assertiva e que, principalmente, atinja a mente e o coração das pessoas?
Os desafios são muitos e não existe uma receita de bolo de preparo pronto. O que podemos afirmar é que estabelecer comunicação via o simples disparo de release para um mailing com vários jornalistas está longe de ser uma comunicação eficiente e estratégica. Assim como em outros setores, por exemplo, o avanço do uso de novas tecnologias é uma realidade presente em nosso mercado.
Seguimos em constante evolução, analisando e aderindo à novas inovações tecnológicas, atentos ao comportamento de consumo das diferentes gerações e às mudanças do comportamento de consumo de informação das pessoas. Nessa jornada de desafios e grandes oportunidades, podemos trazer cinco tendências de destaque no mercado de PR:
1. O poder do storytelling
Criar uma boa narrativa, contar uma história envolvente e interessante e dominar as técnicas de SEO. A construção de um bom storytelling é uma técnica de persuasão que pode e deve ser usada pelas marcas para atrair e criar conexão junto ao público.
2. Expansão da estratégia via canais digitais e mídias tradicionais
A convergência entre mídias tradicionais e digitais realmente está mudando a forma como nos comunicamos. Por isso, incorporar plataformas digitais e redes sociais é uma estratégia inteligente para alcançar públicos mais segmentados. Além disso, apostar em veículos de nicho e regionais pode ser uma ótima maneira de gerar um impacto maior, permitindo uma comunicação mais personalizada e eficaz.
3. Uso do brand PR
Desenvolver e organizar eventos, sejam presenciais ou virtuais, pode criar experiências memoráveis que conectam os consumidores às marcas. Além de criatividade, é importante se certificar de que esses eventos reflitam a identidade da sua marca e dos públicos-alvo identificados para a ativação.
4. Tecnologia a serviço da comunicação
O uso de ferramentas de análise de dados e Big Data permite tomada de decisões mais estratégicas. A personalização das campanhas, que se baseia em insights extraídos de dados para desenvolver mensagens mais relevantes e direcionadas, está se tornando cada vez mais crucial para aumentar a eficácia das campanhas e aprimorar a segmentação do público.
5. Marcas com propósito
Transparência, clareza e propósito. Atuar com a comunicação de marcas que priorizam e comunicam seus valores de forma transparente fortalecem sua reputação e conexão com o público. Uma comunicação autêntica e o foco em ESG (Environmental, Social, Governance) e propósito são fortes tendências que moldam as relações públicas.
Em um cenário de constante transformação, o PR Brand se consolida como uma ferramenta essencial para fortalecer a reputação e criar conexões genuínas entre marcas e públicos. Com mais de duas décadas de experiência em comunicação estratégica, Fabiana Couto atua na construção de narrativas que vão além da visibilidade, gerando impacto real nos negócios. Na IC, ajudamos empresas a traduzirem seus valores em histórias que inspiram e engajam. Quer levar sua estratégia de PR para o próximo nível? Fale conosco pelo e-mail: novosnegocios@iccom.com.br