Os Desafios da Comunicação no Varejo

Regiane Zanatta é Gerente de Comunicação na IC 10 de janeiro de 2023
IC

A difícil arte das marcas em conquistar o seu público diante de um universo de produtos parecidos, com campanhas de marketing e comunicação, muitas vezes bem similares, – mensagens que se misturam e confundem os consumidores. Como chamar atenção, conquistar o seu público, dialogar e fidelizar ao ponto de chamá-lo de seu? Esse é o desafio cada vez maior para o varejo.

A comunicação, o marketing e o relacionamento são fundamentais para qualquer negócio e não é diferente com o varejo. Porém, conquistar o cliente vai muito além das variáveis controláveis do marketing e ultrapassa os benefícios do produto, preço, praças e promoção. O cliente é único e quer ser surpreendido, conquistado e deseja saber muito mais sobre a vida do produto ou serviço para fazer sua escolha. Ele quer conhecer intimamente o que faz, quem produz, quem usa e recomenda ou não! Ele quer estar envolvido emocionalmente, ter conexão, diálogo e interação, um relacionamento. Hoje, o produto ou serviço, presente na loja física, no site, em marketplaces, nas redes e no metaverso – ganha “vida”, status de pessoa, com suas características, valores, comportamento e posicionamento.

Que tal começar o ano se comunicando de forma diferente,  ultrapassando as ações tradicionais e assumir como marca protagonista, sedutora, presente com autenticidade e experiência?  Afinal, todo relacionamento precisa surpreender para fidelizar. Considere 7 áreas para atuar:  

  1. Tik Tok – Plataforma que no início foi reconhecida por mudar o cenário da música e lançar criadores de dancinhas, mas, hoje, é uma grande impulsionadora das marcas, imprimindo criatividade e disponível para todos os assuntos, gostos e idades. Aqui considero que sua marca já esteja bem ativa no Instagram, YouTube e WhatsApp.
  2. Influenciadores Digitais Virtuais – O sucesso da Lu do Magalu é um exemplo a ser seguido. O avatar passou do atendimento online à influenciadora a estampar a capa da Revista Vogue, a personagem também está presente em todos os eventos, inclusive participou do clip com a cantora Anitta, ações com objetivo de apresentar, interagir e vender a variedade de produtos da companhia.
  3. Influenciadores Reais – Pessoas se influenciam com identificação, autenticidade e storytelling adequado à marca, local e ocasião. O Brasil conta com meio milhão de influenciadores. Cada um tem pelo menos 10 mil seguidores nas redes sociais. Em 2022, era esperado um investimento em influencers US$ 16,4 bilhões, dados apresentados no Latam Retail Show 2022.
  4. Inteligência Artificial(IA) –  Para alguns especialistas 2023 será o ano da singularidade – o que significa que cada vez mais devemos utilizar dados para a produção inteligente, customizada e interessante para cada indivíduo. Segundo levantamento feito pela McKinsey, 71% dos consumidores esperam uma comunicação personalizada das empresas e 76% ficam frustrados quando as marcas não as entregam.
  5. Pesquisas por voz e SEO – Estar preparado para oferecer ao consumidor novas formas de busca pelo produto – utilizando Search Engine Optimization (SEO), no qual o usuário pode conversar com assistentes virtuais e permitir comandos de navegação para qualquer meio digital, como Siri, assistente virtual da Apple, Google Assistent e Alexa, da Amazon.
  6. Atendimento humanizado – A volta do atendimento humano disponibilizar atendimento próximo e real, além dos bots, o cliente quer contar com uma equipe de atendimento prestativa – afinal o bom atendimento é a origem do varejo.
  7. Metaverso – Proporcionar experiência imersiva da marca e/ou produto no mundo virtual, em ambientes, lojas e eventos de realidade virtual. Experiência já bem comum e popularizada em jogos eletrônicos, que agora está acessível para todos os mercados, principalmente de moda e treinamentos.

Para desenvolver essas possibilidades é preciso contar com um time certeiro, diverso e especializado e, assim, colocar a sua marca no pódio recebendo como prêmio resultados efetivos.  Click aqui e converse com quem entende.

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