Os desafios nas métricas de Social Media

Renato Rodrigues é estrategista digital da Imagem Corporativa 12 de abril de 2024
IC

Um dos desafios nas métricas de Social Media é saber se o desempenho das redes de sua empresa ou cliente está em linha com o mercado. Dados recentes do Socialinsider referentes ao ano passado jogam uma luz para os gerentes de Redes Sociais perdidos na névoa dos benchmarks.

Quando o cálculo é feito a partir da soma das reações em relação ao total de seguidores de um perfil, o TikTok permanece na liderança. A rede chinesa teve um índice de 2,65% em 2023, seguida por Instagram (0,7%), Facebook (0,15%) e X (meros 0,05%). Há 2 anos, o TK e o IG exibiam números maiores: 4,5% e 0,85%. No entanto, devido à natureza eminentemente visual do TK, a conta do engajamento também pode ser feita pelo número de views. Neste caso, o índice da rede é de 4% – queda de 20% em relação aos anos anteriores.

Em termos de setores, destaque para “educação”, com engajamento de quase 6%, seguido por “artes e artesanato”, “revistas” e “automotivo”.
Isso também vale para o Instagram, onde “educação” lidera com 1,4% (o dobro da média), seguido por ONGs, “companhias aéreas” e “software”. Já no Facebook, “artes e artesanato” é destaque com 0,42%, bem acima da média geral de 0,15%. Na sequência, “comida”, “álcool” e “hotéis”.

Um dado surpreendente na pesquisa é que, apesar de todo o investimento, os setores de “joalheria” e “moda” ocupam as últimas posições nas três principais redes. Seria a exaustão do conteúdo “clique aqui para comprar”?

Os dados mostram que é bom ficar de olho no que as marcas de educação e artes e artesanato estão fazendo, em busca de inspiração e insights para entender o que estão fazendo para obter engajamento acima de média.

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