A partida entre Palmeiras e Botafogo nesta terça-feira, 26, considerada decisiva para o título do Brasileirão de 2024, deve agitar não só o Allianz Parque em São Paulo, onde o jogo será realizado, como também as redes sociais no país.
Rastreamento realizado entre 24 de outubro e 24 de novembro pela Imagem Corporativa nas plataformas digitais do Facebook, Youtube, Instagram e Twitter/X mostra que os últimos jogos de ambas as equipes elevaram as menções de ambos os times a patamares recordes dentro do período.
Na quarta-feira, dia 20 de novembro, quando o Botafogo empatou com o Atlético-MG e o Palmeiras venceu o Bahia, mantendo-se próximo da liderança, cada um dos times ultrapassou o escore de 4 mil menções diárias. O fenômeno se repetiu no sábado, dia 23, quando a equipe paulista assumiu a ponta do torneio, ao vencer o Atlético-GO e ver o Botafogo empatar com o Vitória.
Quando o assunto é espaço de exposição dos dois times no período de 30 dias, o Palmeiras lidera o Share of Voice com pouca vantagem – 53% contra 47% do Botafogo. O time do Rio, no entanto, tem ligeira margem sobre o rival no quesito imagem – no índice de Tone of Voice que vai de zero (extremo negativo) a 200 pontos (extremo positivo), os cariocas ficam com 125 e os paulistas com 118 pontos.
Ao se filtrar apenas a última semana, o Share of Voice se divide entre as duas equipes, com 50% para cada uma. O índice de imagem do Botafogo fica seis pontos acima da média (131) e o do Palmeiras vai a 129 (11 pontos acima de média), desempenho atribuído ao fato do time paulista ter assumido a liderança do campeonato nesse espaço de tempo.
Em número de seguidores das redes sociais, no entanto, o equilíbrio acaba. O Palmeiras tem mais do que o triplo de inscritos em seus canais proprietários – sem eliminar a sobreposição entre as plataformas, alcança aproximadamente 22,8 milhões de fãs contra cerca de 6,2 milhões do Botafogo. Nos últimos seis meses, as redes sociais do Palmeiras apresentaram crescimento de quase 8% no número de seguidores contra uma taxa de aproximadamente 1% das mídias sociais do time carioca.
“Foram rastreadas mais de 36 mil menções dos dois times associadas ao Campeonato Brasileiro ou Brasileirão nas plataformas digitais das redes sociais no Brasil. Essa amostra corresponde a 20% de todas as citações feitas a Palmeiras e Botafogo no período (183 mil), mas que não mencionam o torneio nas postagens.”