Pesquisa da Aberje mostra que apenas 14% das empresas se dizem maduras no uso de métricas em seus planejamentos de comunicação

Flávia Mangini é diretora executiva da IC 19 de setembro de 2023
IC

E 40% das companhias querem melhorar a coleta de dados em suas ações de comunicação interna ainda em 2023

Pesquisa realizada em maio deste ano pela Aberje e intitulada “Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação” mostra que apenas 14% das empresas do Brasil se consideram maduras no que se refere à cultura de dados no dia a dia das ações de comunicação. E, quando olhamos especialmente para a comunicação interna, 40% das empresas disseram que querem “melhorar a mensuração e a gestão de dados em comunicação interna” ainda este ano, segundo pesquisa “Tendências de Comunicação Interna 2023”, também realizada pela Aberje e a Ação Integrada. A mesma pesquisa mostra ainda a evolução nos tipos de métricas utilizadas pelas empresas e um aumento nos investimentos das organizações em mensuração de ações de comunicação interna em 2023.

Apesar de um cenário mais promissor no quesito análise de dados para a estruturação de planejamentos de comunicação nas empresas, podemos notar que a realização de pesquisas, o uso do Google Analytics e a coleta de dados via disparadores de e-mail ainda são as métricas mais utilizadas pelas empresas, enquanto o ROI, que mede efetivamente o retorno dos investimentos realizados pelas companhias na área de Comunicação segue entre os últimos indicadores observados e também um dos que recebem o menor investimento financeiro para que venha a ser calculado, conforme mostram os dois gráficos a seguir.

Fonte: Pesquisa Tendências de Comunicação Interna 2023. Aberje/Ação Integrada

 

Ainda referenciando as pesquisas citadas realizadas pela Aberje, entre as empresas respondentes, a estratégia de uso dos dados (30%) e a origem dos dados mensurados (23%) são os temas com os quais as áreas de comunicação das empresas se dizem mais familiarizadas, enquanto a arquitetura de dados (41%) e a governança dos mesmos (45%) são os aspectos que mais engatinham nas maiores empresas do Brasil, que acabaram classificadas no nível básico de maturidade.

As ações de comunicação que mais têm os resultados mensurados pelas participantes da pesquisa são: as ações de relacionamento com a imprensa (89%), as ações de comunicação digital/redes sociais (81%), as ações de comunicação interna (79%), os eventos (73%) e as ações de comunicação institucional (64%). Por outro lado, as ações que menos têm seus resultados mensurados são as ações de relacionamento com investidores/acionistas (25%), as campanhas de causas de interesse público (27%), as ações de valorização da marca (34%) e os apoios e patrocínios de programas sociais e/ou ambientais (40%).

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os elementos que mais contribuem para a cultura de dados na área de Comunicação estão: o envolvimento da alta administração (73%), a cultura organizacional da empresa (72%), a efetiva disponibilidade de dados relevantes (71%) e o conhecimento técnico da equipe a respeito de dados (70%). O elemento que mais prejudica para a cultura de dados nas empresas, segundo as respondentes, é a hierarquia nas relações de trabalho (22%).

Quando o assunto é quem cuida disso na sua empresa, a forma mais comum das companhias participantes solucionarem as questões de inteligência de dados é através da equipe própria de comunicação (40%) ou com a contratação de empresas de consultoria especializadas no assunto (29%). Algumas outras se utilizam da contratação de agências de Relações Públicas (11%) e de clipping de notícias (11%) para estes desafios.

 

Importância do uso de dados em estratégias de comunicação

Justificativa de investimentos: As empresas frequentemente investem em ferramentas e tecnologias para aprimorar sua comunicação. A medição de métricas fornece uma base sólida para justificar esses investimentos, demonstrando o retorno sobre o investimento por meio de melhorias mensuráveis na eficiência, colaboração e produtividade.

Tomada de decisão baseada em dados: as métricas permitem que as decisões sejam tomadas com base em dados reais, em vez de suposições. Ao analisar as métricas, as empresas podem identificar padrões e tendências, ajustar suas estratégias de comunicação e criar ações mais direcionadas para melhorar a comunicação interna e externa.

Mensuração do engajamento e efetividade da comunicação: O engajamento dos stakeholders na comunicação da empresa é crucial para o desempenho dela. Métricas como taxas de leitura, comentários em postagens internas e participação em eventos ou treinamentos refletem o grau de envolvimento da equipe quando falamos de comunicação interna, por exemplo. Ao medir essas métricas, as empresas podem identificar áreas onde o engajamento está baixo e implementar estratégias para aumentá-lo.

Feedback e melhoria contínua: As métricas não apenas fornecem informações sobre o presente, mas também possibilitam a melhoria contínua. Ao analisar os dados, as empresas podem identificar pontos fracos na comunicação interna e externa e implementar ações corretivas. Além disso, ao longo do tempo, as métricas ajudam a medir o impacto das melhorias implementadas.

E a sua empresa? Qual o nível de maturidade dela quando o assunto é medição e uso de dados nas estratégias de comunicação? Sabe como iniciar a medição do ROI na sua organização? Se a coisa não vai muito bem ou você precisa da ajuda de especialistas, conte com o time da Imagem Corporativa para traçar um diagnóstico e avaliar a melhor forma de começar. Fale com a IC!

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