Pesquisa do HypeAuditor revela que quase 50% dos influenciadores brasileiros estão sendo afetados por fraudes. São perfis no Instagram com fortes evidência de uso de robôs, grupos de engajamento, sorteios de prêmios e contas falsas, para inflar o número de seguidores e interações. Esses perfis nem sempre exercem influência genuína sobre o público e podem gerar resultados ruins em campanhas eprejudicar a credibilidade das marcas.
No Brasil, a presença de influenciadores com indícios suspeitos no mercado (49%) é maior em comparação com outros países da América Latina (média de 41%) e no restante do mundo (38%).
De acordo com o estudo, os nanoinfluenciadores (contas ao redor de 1000 seguidores) são menos propensos a se envolver em atividades suspeitas e têm uma base mais autêntica. Já entre aqueles com mais de 1M de seguidores, 63% tem indícios de fraude. Cerca de 25% dos influenciadores têm mais de 30% de seus comentários com natureza inautêntica. Mas atenção: não necessariamente foi o Influencer que pagou por esse aumento artificial de interações.
Para identificar influenciadores suspeitos antes de estabelecer parcerias, as marcas podem realizar uma análise minuciosa dos perfis. Isso pode incluir a verificação de seguidores e interações, bem como a análise do conteúdo postado. Além disso, as marcas devem considerar a contratação de profissionais especializados em marketing de influência.
Pesquisa mostra que quase 50% dos influenciadores brasileiros estão sendo afetados por fraudes
01 de dezembro de 2023