Por dentro do LinkedIn e dicas para melhorar o perfil

Maria Tereza Próspero, estrategista digital da IC 28 de setembro de 2022
IC

Quando pensamos na “voz da empresa”, ela se torna muito mais potente quando existe a ajuda mútua entre marca e funcionário. Eis uma das principais razões para se ter um perfil bem estruturado e publicações frequentes, além, é claro, de valorizar o seu passe profissional. Sendo assim, agora estaríamos falando de “vozes da empresa”, de forma amplificada.

Sem dúvidas o LinkedIn, que é considerada a rede social profissional número um do planeta, é o lugar ideal para estruturar um perfil corporativo que valorize a sua expertise profissional. Vamos entender um pouco a sua dimensão e anatomia para que você na sequência possa conferir algumas dicas úteis para tornar o seu perfil a sua principal vitrine profissional.

Antes de tudo é preciso entender o comportamento do usuário. Se nas redes sociais pessoais a palavra de ordem é “passar tempo” vendo atualizações de amigos, de entretenimento e afins, nas redes profissionais é “investir tempo”, obtendo informações de carreira, atualização das marcas, novidades e tendências do mercado.

Para se ter uma ideia, de acordo com o LinkedIn, 93% dos usuários buscam na rede “notícias e tendências do setor”; 92% dicas/melhoras práticas; 86% liderança/thought leadership; 82% vagas/competências; 80% informações sobre produtos ou serviços; 79% eventos do setor e 65% pontos de vista dos funcionários. Só com essa pesquisa não já dá para ter uma noção dos caminhos para planejar um conteúdo assertivo com o que os usuários dessa rede procuram?

Em relação às outras redes, o LinkedIn ocupa a 7ª posição no Brasil, com 56 milhões de usuários ativos ou 130 novos por minuto, sendo a brasileira a 4ª maior comunidade. No mundo totaliza 830 milhões de usuários cadastrados na plataforma e mais de 58 milhões de empresas registradas. Já deu para imaginar o tamanho da “plateia” em potencial? E ainda por cima 40% dos usuários dizem acessá-la diariamente.

Com 59% de presença, os millenials são a principal geração que formam a base do LinkedIn, com 11 milhões de um total de 87 milhões em poder de decisão.

Adquirida pela Microsoft em 2016, a rede tem um total de 39% de usuários que pagam pelo Premium. É uma parcela significativa que aponta o quanto o público enxerga valor na rede, além da própria Microsoft por comprá-la.

A pandemia trouxe um novo tipo de demanda aos CEOs: que assumam a liderança em tempos de incertezas. A principal voz da empresa tem um poder certamente acalentador, que faz toda a diferença. Um dado que corrobora essa expectativa é que os CEOS que falaram sobre a pandemia no LinkedIn viram as taxas de engajamento aumentar em até 90%.

Agora vamos pensar um pouco em conteúdo e como deixar o perfil a sua principal vitrine?

O LinkedIn considera quatro tipos de categorias de personalidades:

1) Focada na Indústria: fala de tendências e perspectivas; previsões; comenta e dá opiniões. É o tipo visionário. Seu lema é “me desafie”.

2) Focada na Marca: fala de valores e cultura da empresa; filantropia; tendências de tecnologia e inovação. É o tipo evangelista. Seu lema é “me inspire”.

3) Focada no Produto: se mostra como a “cara do produto”; é expert; ensina como fazer; faz demonstrações. É o tipo guia. Seu lema é “me ensine’.

4) Focada em Pessoas: dá conselhos de carreira; líder em negócios; dá conselhos sobre talentos e crescimento profissional. É o tipo mentor. Seu lema é “me aconselhe”.

Consegue se identificar com uma ou mais dessas personalidades? Saber disso contribui para traçar a sua presença na rede de forma autêntica e precisa.

Ao publicar, tenha em mente o “Triângulo da Confiança” que consiste em: Empatia > Autenticidade > Rigor de Conhecimento.

O LinkedIn hoje é multiformato, portanto, abuse da criatividade e dos insights para colocar um conteúdo que transmita a sua personalidade em prática. Algumas dicas: o que você está lendo; ponto de vista sobre notícias; bastidores de eventos que participa; compartilhar as suas conquistas. O post é relacionado com a empresa? Não deixe de marcar. Assim como os seus colegas que fazem parte desse momento. Lembra que começamos com o conceito de amplificar a voz da empresa?

Nada disso faz sentido sem um perfil bem estruturado com algumas regras básicas de boas práticas. São elas:

  • Personalizar a URL do seu perfil. Coloque o nome e sobrenome com o qual você é mais conhecido.
  • Capriche na sua foto de perfil e de capa. Imagem é tudo. Mas aqui menos é mais. Atenção com fundos que possam poluir, qualidade da imagem e enquadramento.
  • Tenha um título que não deixa dúvidas de quem você é. Uma alternativa de título que foge a nomenclatura profissional é colocar a sua proposta de valor. Pense nisso.
  • Escreva um sobre que tenha uma narrativa que deixa claro a sua trajetória profissional e estilo de liderança. Aqui também podem entrar principais marcos e conquistas.
  • Em experiência profissional, revise se estão todas bem estruturadas e se as empresas que você insere puxam o logo, isso ajuda a dar credibilidade e clareza nas informações.
  • Sua atuação profissional expande barreiras do país? Ou você almeja conexões de fora? Faça um perfil bilíngue.
  • Preencha a sua formação acadêmica e coloque os cursos que façam sentido na sua carreira e que gerem um impacto positivo. O mesmo para idiomas. Neste último, coloque somente os que você tiver fluência.
  • Ordene as suas competências de modo que as três primeiras resumam as suas principais qualificações.
  • Em recomendações, lembre-se de olhar se tem alguma recebida pendente de aprovação. Isso gera valor ao seu perfil. E forneça de forma genuína para profissionais que você já trabalhou ou trabalha junto.
  • Ative o modo de criação. Ele sinaliza para o público os principais temas que você aborda no perfil (dentro da central de criação inclua até cinco tags que façam sentido para você e que serão temas tratados no seu perfil), além de liberar recursos da plataforma, como por exemplo, lives e newsletter.
  • Selecione as publicações de maior peso para destaque. Aqui vale a regra dos três também. São as que aparecem no seu perfil, então capricha na curadoria.
  • Estabeleça frequência de publicações e artigos. Não fique mais de uma semana sem postar. O perfil cresce e ganha relevância à medida que você posta. E neste quesito, o LinkedIn é a única rede que “conta” para os seguidores de quem curtiu ou comentou na sua foto, isso aumenta e muito o alcance das suas publicações.
  • Avalia de criar uma newsletter, pois seus seguidores são notificados a cada publicação. Escolha um tema de interesse, que pode ser dicas de leituras, podcasts a notícias de mercado.
  • Não deixe de interagir com seus comentários recebidos e mensagens. Tenha atenção e empatia.
  • Tenha autenticidade, isso reflete em um tom de voz genuíno. De forma geral, os líderes possuem um tom realizador e inspiracional.
  • Preencha sempre as três primeiras linhas da legenda. Essa parte do texto também deve “fisgar” o interesse do leitor.
  • No final dela, use até no máximo cinco tags que resumam o seu conteúdo, isso ajuda a rápida identificação.
  • Poste com imagens ou um bom thumb gerado pelo link.
  • Siga regrinhas clássicas de formatação: como dar espaço entre linhas para blocos de textos e tags. E faça uso do famoso “cta” (call to action).
  • Mapeie conexões relevantes e estratégicas aderentes ao seu perfil profissional e se conecte com essas pessoas.
  • Estabeleça quem é o seu público prioritário e secundário.
  • Use datas especiais para contar alguma atividade sua ou interesse específico. Mas não abuse das mesmas.

O que evitar?

  • Exposição de posição política, partidária e temas religiosos.
  • Vídeos ou fotos de má qualidade.
  • Erros gramaticais.
  • Deixar alguém sem resposta.
  • Postar à seco sem imagem ou legenda.
  • Termos discriminatórios de qualquer natureza.

Está pronto para ser um baita profissional também nessa rede?

Se gostou do conteúdo, compartilhe!

Referências:

– The Mindset Divide research study, TNS.

– Pesquisa sobre consumo de conteúdo no LinkedIn Brasil

– Qnary, The Changing Face of Executive Reputation

– Omnicom Livebosses

– ‘How Thought Leadership supports B2B Demand Generation, Edelman/LinkedIn.

– Business Insider Intelligence ‘Digital Trust Report’

O que procura?