Querer é poder? Em comunicação interna, nem sempre!

Flávia Mangini é diretora executiva da IC 01 de março de 2024
IC

Recentemente, a Aberje realizou evento para divulgar recente estudo de ‘Tendências de Comunicação Interna para 2024’ em parceria com a Ação Integrada. Flávia Mangini, diretora executiva da IC e especialista em Comunicação Interna e Corporativa, participou e compartilhou os principais insights da parte do estudo que abordou mensuração, tema este que inspirou o título desse artigo. Confira!

No estudo, o segundo principal desafio da comunicação interna nas empresas, com 52% dos votos dos participantes, é a necessidade de melhorar a mensuração e a gestão dos dados em comunicação interna. Seria apenas sensacional, pois quem trabalha nesta área sabe o quanto isso é difícil nas grandes empresas, mas deixa de ser incrível quando o mesmo estudo revela que a “Mensuração em Comunicação Interna” está na 11ª posição no ranking de atividades que mais recebem investimento de tempo pelos profissionais de comunicação (com apenas 5% dos profissionais olhando para o tema).

Em uma análise ponderada, também apresentada no estudo, ficamos assim: 48% do tempo do comunicador é investido na produção de conteúdos para Canais, Comunicados, Campanhas e Materiais especiais e 17% do tempo é investido em planejamento, escutas e mensuração. Ora, porque ainda as empresas têm a necessidade de produzir tantos conteúdos, realizando mais de 2 a 3 campanhas internas por mês (ainda segundo o mesmo estudo), sem saber ao certo se a informação é consumida?

E mais importante do que isso: sem saber se a mensagem é realmente compreendida? Não tenho esta resposta. Só sei que no meio disso tem o colaborador, tentando entregar as tarefas do dia a dia com excelência, ao mesmo tempo em que tenta se manter informado e engajado sobre os temas internos da organização.

Como bem disse a Adevani Rotter, diretora-presidente da Ação Integrada:

Precisamos repensar o que aprendemos na faculdade sobre produzir, produzir e produzir conteúdos.

Me junto a ela e complemento:

Precisamos passar a mensurar, analisar os dados e replanejar os rumos da comunicação interna, se necessário, para o bem geral de todes: das empresas, dos colaboradores e da comunicação.

Afinal, também aprendemos na faculdade que a comunicação acontece quando a mensagem do emissor é entregue ao receptor. E na faculdade da vida, aprendemos que comunicação é o que o outro entende e não o que você insiste em repetir.

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