Visa: vendas online já representam quase 50% do faturamento das pequenas empresas

Vida de Empresa - Cenários 26 de janeiro de 2022
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A rápida migração para vendas online garantiu a sobrevivência de 96% das micro e pequenas empresas (MPEs) do Brasil, aponta o estudo global “Visa Back to Business — 2022 SMB Outlook”, elaborado pela Visa, líder mundial de pagamentos digitais. E, atualmente, representam 53% do faturamento destas companhias.

O levantamento aponta ainda que 97% dos consumidores brasileiros pretendem continuar usando pagamentos digitais tanto quanto, ou até mais, do que em 2021. “Além disso, para 93% das MPEs brasileiras pesquisadas, aceitar novas formas de pagamento é fundamental para seu crescimento, sinalizando que os pagamentos digitais não são mais um meio de se reinventar e sobreviver, mas de crescer em um mundo de novas realidades digitais”, informou a companhia.

O estudo deste ano pesquisou pequenos empresários e consumidores de nove países, incluindo o Brasil, e revelou um consenso de que a perspectiva para 2022 é de otimismo e planos para aumentar ainda mais a digitalização. No levantamento deste ano, 97% das MPEs brasileiras se dizem otimistas com o futuro do seu negócio — o maior nível de otimismo registrado nos estudos Visa Back to Business até o momento.

O levantamento aponta ainda que a maioria das pequenas empresas brasileiras (58%) disse que já opera ou pretende operar totalmente sem dinheiro em espécie nos próximos dois anos. “Elas chegarão a esse futuro antes dos consumidores brasileiros — 50% diz que pretende abandonar totalmente o uso de dinheiro em espécie nos próximos dois anos”, diz o estudo.

A Visa revela ainda que as MPEs estão abraçando os pagamentos digitais — inclusive as criptomoedas: 92% dos pequenos empresários brasileiros disseram que planejam aceitar alguma forma de pagamento digital em 2022, incluindo criptomoedas (32%) e pagamentos por aproximação (52%).

Segundo os pequenos empresários brasileiros, em 2022, as melhores oportunidades para alcançar novos clientes são investir mais em marketing (53%), aumentar a presença na mídia social (46%) e aceitar novas formas de pagamento (45%).

“As capacidades digitais construídas pelas pequenas empresas durante a pandemia — do pagamento por aproximação ao e-commerce — deixaram de ser um meio de se reinventar e sobreviver, mas de encontrar novos meios de crescer em realidades digitais”, afirma diz Jeni Mundy, head global de Merchant Sales e Acquiring da Visa.

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