O desafio
Em maio de 2022, a Imagem Corporativa recebeu o desafio de elaborar uma estratégia de comunicação interna para a Boehringer Ingelheim para engajar e inspirar os colaboradores a participarem voluntariamente da Pesquisa Great Place to Work. A certificação GPTW faz parte do planejamento da companhia para fortalecer a marca empregadora e melhorar o clima organizacional.
Estratégia
Diante do desafio, buscamos pensar em um caminho de comunicação que apenas uma empresa com o propósito de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas poderia ter. Algo que não pudesse ser usado por qualquer outra organização, mas uma campanha que gerasse o senso de pertencimento.
Criamos, então, uma campanha com o mote ‘Transformar vidas é o que fazemos de melhor. Que tal mostrar esse orgulho?’. O objetivo foi despertar nas pessoas o senso de super-heróis e super-heroínas, com a provocação: se podemos ajudar nossos clientes a controlarem problemas de saúde e a se curarem de doenças ao longo da vida, do que somos capazes de fazer pela nossa empresa?
Plano tático
A partir daí, organizamos uma sessão de fotos de colaboradores em poses que remetessem à figura do super-herói para a construção da identidade visual da campanha. O engajamento das equipes já durante a sessão de fotos foi altíssimo. Durante o projeto, promovemos ações diversas que foram desde treinamentos junto ao GPTW até vídeos do presidente, criação de materiais de mídia offline para fábricas e comunicados diversos.
Resultado
Como resultado, tivemos a participação voluntária de 726 pessoas, 45% acima da meta estabelecida, e a conquista do selo GPTW pela Boehringer Ingelheim, que atualmente está concorrendo aos rankings do Instituto.