Cliente OEC: Diversidade e inclusão

Contexto

Nos últimos anos a temática de diversidade e inclusão vem ganhando relevância em toda a sociedade. Nas empresas, tanto a pauta ESG quanto Diversidade & Inclusão passaram a ser aspectos que determinam o interesse de talentos, parceiros de negócios e clientes. Viraram assuntos relacionados à competitividade e à reputação. Não à toa, uma pesquisa da consultoria PCW mostrou que para 75% das empresas diversidade é uma prioridade.

Mas como começar, de fato, um movimento de diversidade e inclusão em uma organização? De dentro para fora, claro! Nada melhor do que conquistar primeiro os colaboradores e transformá-los em embaixadores da marca, para contribuírem com o brand advocacy. Neste contexto, a Comunicação Interna torna-se um elemento-chave para informar, engajar e promover o diálogo, contribuindo efetivamente para a disseminação do tema com os colaboradores internos.

Em 2021, a OEC – empresa de construção pesada do Grupo Novonor – iniciou um processo para tornar a empresa mais diversa e inclusiva com a criação de um Programa de D&I e o lançamento de uma Política sobre Diversidade e Inclusão. A Imagem Corporativa foi a agência escolhida para apoiá-los neste desafio.

Estratégia

Um Programa de Diversidade & Inclusão deve envolver toda a empresa. Por isso, o primeiro passo desenvolvido na estratégia foi o mapeamento de públicos para tratarmos as informações de forma clara e direcionada, considerando os diferentes perfis internos. Definimos 3 públicos prioritários:

  • Liderança
  • Colaboradores administrativos (escritório)
  • Colaboradores operacionais (canteiros de obras)

Além disso, a Imagem Corporativa sugeriu três pilares para guiarem a comunicação interna do Programa de D&I:

  • Conscientização > o foco aqui foi sensibilizar os públicos sobre a importância e os benefícios de tornar uma empresa mais diversa e inclusiva
  • Educação e desenvolvimento > levando em conta que a temática de D&I era pouco abordada na empresa, achamos importante promover o desenvolvimento das pessoas em diversas questões relacionadas ao assunto
  • Sustentação > toda mudança de cultura é um processo e a comunicação permanente é parte essencial dele. Por isso, após o lançamento do Programa e da Política de D&I, sugerimos conteúdos periódicos para reforçar a pauta na empresa.

Principais entregas e resultados

  • Campanha “Respeito transforma. Aqui, valorizamos as diferenças. E construímos, como uma equipe, um lugar melhor para trabalhar.” A ideia central era enfatizar que, na nova cultura da empresa, todos têm responsabilidade ativa na jornada de diversidade e inclusão.
  • Evento de sensibilização com as lideranças da OEC para que se tornem os primeiros agentes desta transformação e sirvam de exemplo para aqueles que lideram, intervindo em situações que se afastem dos novos valores da empresa. Este evento contou com a presença de todos os líderes da empresa – cerca de 220 executivos.
  • Criação de um pacote de conteúdo, divulgado via e-mail marketing, intranet e cartazes para canteiros de obras, com conceitos relacionados à temática de D&I como direitos humanos, minorias, estereótipos, preconceitos inconscientes, equidade, entre outros. O número potencial de impactados pelos cartazes nos canteiros de obras foi de 8 mil colaboradores.
  • Ensaio fotográfico com 28 colaboradores de diversos sites no Brasil, além de fotos enviadas por subsidiárias em Angola, Gana, Panamá, Peru, República Dominicana e Estados Unidos.
  • Vídeo-manifesto com participação de 14 colaboradores reafirmando os compromissos da OEC com a diversidade e a inclusão.
  • Diagramação da Política de Diversidade e Inclusão, que foi enviada a todos os colaboradores da empresa.
  • Lançamento de uma versão mais diversificada e afirmativa do tradicional Programa de Estágio de Férias, já reconhecido e esperado pelo mercado e que estava em sua 10ª edição. A mensagem central desta edição do programa foi “Faça parte deste time que valoriza as diferenças”. No total, a OEC recebeu mais de 7 mil inscrições em 25 dias de ativação e conseguiu fazer a seleção mais diversificada desde o início do Programa – pela primeira vez, o número de mulheres contratadas foi superior ao número de homens e um dos as obras contratavam apenas mulheres, por exemplo.
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