Desafio
Cada paciente com esclerose múltipla (EM) é único e alguns vivem em uma situação de necessidade médica não atendida pelo SUS, já que o tratamento que funciona para um, pode não ser o mais adequado para outro. A inclusão de diferentes opções de tratamento no SUS pode mudar a vida de milhares de pacientes.
O desafio da Imagem Corporativa foi propor uma estratégia de comunicação capaz de mobilizar contribuições na consulta pública (CP) aberta por 20 dias no site da CONITEC para avaliar a inclusão de uma nova opção de tratamento no SUS.
Estratégia
A Imagem Corporativa desenvolveu a campanha “Esclerose Múltipla: sua opinião pode mudar vidas”, que chamou a população para participar da CP ao utilizar a paciente Guta Stresser como embaixadora, e seu amigo, Lucio Mauro Filho. A estratégia incluiu posts nas redes sociais, lives com associações de pacientes e sociedades médicas – Esclerose Múltipla Brasil, Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) e Associação Gaúcha de Pessoas com Esclerose Múltipla (AGAPEM); divulgação na imprensa orgânica; branded content com o Instagram da revista Tpm; e conteúdo para as associações de pacientes e redes sociais Merck, com mídia paga.
Resultados
A campanha atingiu potencialmente mais de 10 milhões de pessoas e a Consulta Pública recebeu 2.657 participações, alcançando o principal resultado: a vida de milhares de pacientes foi impactada positivamente com a inclusão de uma nova opção de tratamento para esclerose múltipla no SUS.